Fale Conosco

24 de janeiro de 2013

Plano Estadual de Resíduos Sólidos começa a ser elaborado



Mais de 50 pessoas participaram nesta quarta-feira (23), em Guarabira, da 1ª Oficina Regional de Trabalho para a apresentação e divulgação da iniciativa de regionalização e coleta de dados sobre resíduos, que vai culminar na elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios Paraibanos. O secretário estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo Lins Filho, coordenou o evento.

Durante todo o dia, prefeitos e representantes das cidades da região do Brejo participaram de atividades e responderam as perguntas sobre coleta e manejo de resíduos sólidos. Essas respostas serão condensadas e vão ajudar num melhor direcionamento dos termos que constarão no plano.

Na ocasião, a empresa Geothecnique expôs as etapas e metas que constarão no documento, que deve ficar pronto em aproximadamente seis meses, após a realização das oficinas nas outras nove cidades-polo: João Pessoa (próxima cidade a receber a oficina, no dia 19 de fevereiro), Campina Grande, Bananeiras, Sumé, Picuí, Patos, Itaporanga, Pombal e Sousa.

Para o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, o evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da SERHMACT “aconteceu em boa hora e a iniciativa deve solucionar, de uma vez por todas, a questão dos lixões existentes nos municípios”, concluiu.