João Pessoa
Feed de Notícias

Plano de Segurança garante ‘Folia de Rua’ sem ocorrências graves

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 - 13:40 - Fotos: 

Nenhum homicídio ou ocorrência grave foram registrados pelas polícias Civil e Militar durante os primeiros dias do projeto ‘Folia de Rua’, prévia carnavalesca da Capital. No período de 25 a 27 de fevereiro, 28 blocos desfilaram em vários bairros de João Pessoa.

Segundo estimativa da Polícia Militar, o bloco ‘Virgens de Tambaú’ teve um público aproximado de 300 mil foliões. Apenas registros de embriaguez e desordem foram atendidos pela Polícia Militar no trajeto e nem nas proximidades do bloco, que disponibilizou para a festa um efetivo de 810 homens, distribuídos em 16 postos de observação, e policiamento com viaturas, a pé, de moto e cavalaria, entre outras modalidades.

De acordo com o comandante do Policiamento Regional Metropolitano, coronel Francisco de Assis Castro, “o resultado do reforço e das ações estratégicas para garantir a segurança dos foliões durante o desfile dos blocos é que nenhum homicídio aconteceu até agora nos locais de festa”.

Já por parte da Polícia Civil, foram registradas três prisões por tráfico de entorpecentes, com apreensão de loló e cocaína, porte de uma arma branca de fabricação caseira, e ainda desacato, resistência a prisão e uma tentativa de furto. “A ação das equipes veladas de investigação foi muito importante para que a festa fosse tranquila e crimes evitados, como a tentativa de furto”, destacou a delegada Daniella Vicuuna, Gerente Executiva de Polícia Civil Metropolitana.

Efetivo – Para as prévias carnavalescas, a polícia Militar disponibilizou um efetivo de 3 mil homens e 150 viaturas, além de motos, cavalaria e cães. Já a Polícia Civil trabalha com 143 homens, em delegacias móveis, plantões nas 3ª, 10ª e 1ª delegacias distritais, com serviço velado de investigação e 24 viaturas. O Corpo de Bombeiros atua com um efetivo de 188 pessoas, oito viaturas e um bote inflável.

Durante os dias de Folia de Rua, também estão trabalhando em regime de plantão equipes da Corregedoria da Secretaria da Segurança e da Defesa Social e da Ouvidoria de Polícia, através do número 0800 281 9010.