João Pessoa
Feed de Notícias

Plano de segurança é divulgado durante a abertura das comemorações pelos 93 anos de fundação da corp

quarta-feira, 9 de junho de 2010 - 16:09 - Fotos: 
O Corpo de Bombeiros da Paraíba lançou na manhã desta quarta-feira (9) o plano de segurança para período dos festejos juninos em todo o território paraibano, já em execução em Campina Grande, onde se realiza o ‘Maior São João do Mundo’. O coronel Ricardo Rodrigues, comandante da corporação, disse que um efetivo de 900 homens, de João Pessoa a Cajazeiras, estará a postos para atender a população em qualquer caso de emergência.

O lançamento do plano fez parte da programação elaborada em comemoração aos 93 anos de fundação do órgão militar. A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional e o ‘Canto do Soldado do Fogo’. Em seguida, houve o desfile da tropa e a doação de um aparelho de TV LCD de 42 polegadas à corporação pela Empresa Norfil, como forma de agradecimento pelo combate ao incêndio ocorrido no estabelecimento no dia 29 de abril deste ano, quando os bombeiros evitaram uma tragédia. O equipamento foi entregue pelo diretor de Recursos Humanos, Dionísio Mendes Júnior.

Na ocasião, o coronel Rodrigues fez um relato histórico do Corpo de Bombeiros e enalteceu o trabalho desde o comandante até os praças, “que não medem esforços para salvar desde um animal que esteja preso numa árvore ou uma vítima encarcerada em qualquer tipo de situação. Isso tem uma importância vital para todos”, enfatizou.

Um culto evangélico celebrado pelo pastor Estevam Fernandes também fez parte da solenidade. Para a imprensa, foi realizada uma demonstração de como se conduzir no acendimento de uma fogueira, soltar fogos de artifício, agir em casos de queimaduras e evitar soltar balões.

Ele disse também que a aquisição de equipamentos e viaturas por parte do Governo do Estado tem agilizado o atendimento a população. “Estamos expandindo o Corpo de Bombeiros com a implantação de unidades no interior do Estado e ainda este mês vai funcionar o Batalhão de Busca e Salvamento na orla marítima de João Pessoa”, lembrou o coronel Rodrigues.

Programação – Uma série de atividades vai marcar as comemorações o 93º aniversário da corporação. Uma pira olímpica foi acesa no pátio do quartel em João Pessoa, e lá ficará até o dia 3 de julho, seguindo depois para Campina Grande, onde no dia seguinte acontece a ‘Corrida do Fogo’.

Outras atividades esportivas estão previstas envolvendo os militares e também a população em geral, como natação, alongamento e caminhada na orla marítima da Capital, aferição da pressão arterial e ainda demonstrações de rappel, comando crawl e combate a incêndio.
Participaram também da solenidade, o coronel Risonaldo Rodrigues, diretor de Transporte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e o tenente-coronel Júlio César, representando a Secretaria da Segurança e da Defesa Social e o comando da Polícia Militar.

Cardoso Filho, da Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros, com fotos de José Lins