João Pessoa
Feed de Notícias

Plano de Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais é apresentado durante Fórum de Reitores das IES

sábado, 10 de setembro de 2016 - 12:35 - Fotos:  Divulgação

O Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Plades) foi apresentado, nessa sexta-feira (9), para as Instituições de Ensino Superior, durante o Fórum dos Reitores das IES, que aconteceu no gabinete do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Nicácio Lopes, com a participação da reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, da vice-reitora Bernardina Freire, e do reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior.

Na ocasião, o coordenador geral do Plades, professor Paulo Cavalcanti, destacou que a participação das IES é fundamental, pois elas exercem um papel relevante no conjunto da ciência e tecnologia do país. “O processo exige a organização dos principais atores que promovem a educação do estado e as IES devem caminhar alinhadas”, disse.

Na sua explanação, o professor Paulo Cavalcanti apresentou aos reitores as ações que resultaram no acordo de cooperação entre o Governo do Estado e a UFPB, os desdobramentos do Seminário do Plades e a constituição da câmara programática das IES Públicas no âmbito do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais da Paraíba.  Os reitores reafirmaram o compromisso de constituir uma relação de cooperação em suas ações institucionais, por meio de um acordo de cooperação técnica.  Ficou agendada para o dia 10 de outubro uma nova reunião do Fórum de Reitores das IES para aprofundar a discussão sobre o Plades.

As IES estão envolvidas com a execução do Plades por meio de uma carta de intenções assinada recentemente. O objetivo é reunir, de forma articulada, atores institucionais, debater e apresentar à sociedade a estratégia de desenvolvimento territorial em redes de arranjos produtivos locais.

A reunião contou também com a participação da pró-reitora de Ensino do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, do pró-reitor de Graduação da UEPB, Eli Brandão, do diretor de comunicação do IFPB, Filipe Donner, da chefe de Gabinete do IFPB, Glaucia Nunes, e da coordenadora administrativa do Plades, Marília Medeiros, representante do Governo do Estado.

O Plades voltará a ser discutido nos próximos dias 14 e 15 deste mês, quando o coordenador geral do plano, professor Paulo Cavalcanti, e a coordenadora administrativa, Marília Araújo, participarão de reuniões técnicas com a equipe da Sudene para elaboração de dois acordos de cooperação técnica de apoio ao Plades.