João Pessoa
Feed de Notícias

Planetário do Espaço Cultural terá sessões gratuitas durante este mês

sexta-feira, 5 de março de 2010 - 16:05 - Fotos: 

Após três anos sem funcionar, o Planetário do Espaço Cultural José Lins do Rego reiniciou as atividades no último domingo (28), com cinco sessões lotadas e o anúncio de que durante o mês de março a entrada será gratuita nos finais de semana. O Planetário irá funcionar aos sábados e domingos, em sessão única, às 17 horas.

Através do programa ‘Conhecendo o Planetário’, que será apresentado durante este mês, o público poderá conhecer todas as possibilidades do planetário de trabalhar com ciências e astronomia, mostrando diversos panoramas.

Com narração ao vivo do coordenador do Planetário, Damião Carvalho de Sousa, o programa começa com o pôr-do-sol em João Pessoa, seguindo por um sobrevôo em Marte, na Lua, Sistema Solar e Antártida, até voltar para o céu da capital paraibana. Nesse passeio, haverá também chuvas de estrelas cadentes, cometas, asteróides e as coordenadas de João Pessoa, com explicações sobre a linha do Equador e os hemisférios.

“Durante este mês de março, às sessões gratuitas são aos sábados e domingos, às 17h, com distribuição de senha, para que o público não ultrapasse a capacidade de 135 cadeiras do Planetário”, explicou Damião Carvalho. As senhas serão distribuídas no próprio Planetário, meia-hora antes da sessão. Neste domingo (7), o Planetário integra-se à programação do Governo do Estado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, intitulado ‘Universo Mulher’. A partir de abril, o ingresso passará a custar R$ 4 (público em geral) e R$ 2 (meia entrada).

Sessões para escolas – O Planetário será inserido no projeto ‘Espaço da Escola: Construindo Saberes’, desenvolvido pela Coordenação de Literatura da Funesc. Com isso, passará a exibir programas voltados a estudantes as terças e quintas-feiras, através de visitas previamente agendadas.

O projeto ‘Espaço da Escola: Construindo Saberes’ inclui visitas a outros equipamentos do Espaço Cultural, como o museu José Lins do Rêgo, Galeria Archidy Picado, Arquivo Histórico, Estação Ciência e Cine-Teatro Banguê, onde serão realizadas palestras e exibições de documentários da Discovery Geographic.

As inscrições para as escolas de todo o Estado que desejam proporcionar aos alunos momentos de conhecimento em ciência, arte e astronomia, estarão abertas a partir da próxima semana na Coordenação de Literatura do Espaço Cultural, através do telefone 3211-6244. As visitas das escolas serão agendadas para as 9h e 14h.

O equipamento – O Planetário do Espaço Cultural foi inaugurado em 18 de junho de 1982, durante o governo de Tarcísio Burity. Pioneiro nas regiões Norte e Nordeste, foi um dos seis planetários modelo Zeiss Space Master instalados no Brasil pela fábrica alemã Carl Zeiss, primeira construtora mundial de planetários a usar o método de projetar o céu em uma abóbada.

As imagens são reproduzidas na cúpula de 12,5 metros de diâmetro, uma espécie de meia lua que dá forma ao equipamento. O Planetário tem capacidade de projetar um céu de seis mil estrelas ou o planeta Terra em seus movimentos de translação e rotação. Durante os anos de funcionamento, foi um dos grandes pontos de visitação turística de João Pessoa. Mais informações pelo telefone 3211-6263.

Da Assessoria de Imprensa da Funesc