Fale Conosco

16 de julho de 2012

Planejamento participa de evento sobre desenvolvimento produtivo do Governo Federal



O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, participa, na próxima quarta-feira (18), da reunião conjunta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) e Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic).

O evento vai ocorrer na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, e tem o objetivo de discutir e viabilizar a construção de agendas estaduais de desenvolvimento produtivo.

“Uma das preocupações do Governo Federal é referente a atuação integrada dos entes federativos para o desenvolvimento produtivo do país. Essa reunião representa uma grande oportunidade para que ações voltadas a esse objetivo sejam elaboradas, analisadas, aprimoradas e postas em prática de maneira mais eficiente”, afirma Gustavo Nogueira.

Na ocasião, o secretário, que também é presidente do Conseplan, profere palestra sobre o tema “O papel do planejamento nos Estados”. Os debates decorrentes da apresentação do secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba serão coordenados pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

“É extremamente importante destacarmos a participação do Governo da Paraíba em uma reunião de tamanha relevância para o desenvolvimento produtivo do País”, ressalta o secretário.

Ele lembrou ainda que “o governador Ricardo Coutinho continua empenhado em alinhar-se ao discurso da presidente Dilma Rousseff, tendo como prioridade o combate e a erradicação da pobreza e da miséria, com foco no desenvolvimento produtivo sustentável”.

Durante a reunião, também serão abordados os seguintes temas: “Oportunidades de investimentos para superação da crise”, palestra proferida pelo secretário-executivo do MDIC, Alessandro G. Teixeira; e “Apoio do BNDES ao desenvolvimento integrado dos estados”, apresentação realizada pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Dando continuidade ao evento, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, vai abordar o tema “Por uma agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós Rio +20”. O secretário de Desenvolvimento do Estado de Goiás, Alexandre Baldy, que também preside o Consedic, fará uma apresentação sobre o tema “O estímulo ao desenvolvimento produtivo nos estados”.

Os debates serão coordenados pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O encerramento da reunião ficará a cargo da secretária de Desenvolvimento Produtivo do MDIC, Heloísa Menezes, e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos.

Programação:

Reunião – Agendas Estaduais de Desenvolvimento Produtivo

10h – Abertura

Oportunidades de investimentos para superação da crise

Alessandro G. Teixeira – secretário-executivo do MDIC

Apoio do BNDES ao desenvolvimento integrado dos estados

Luciano Coutinho – presidente do BNDES

Por uma agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós Rio +20

Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti

11h – Palestra

O papel do planejamento nos estados

Gustavo Nogueira – secretário do Planejamento e Gestão da Paraíba e presidente do Conseplan

Debates

Coordenação: Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior

11h45 – Palestra

O estímulo ao desenvolvimento produtivo nos estados

Alexandre Baldy, secretário de Desenvolvimento do Estado de Goiás e presidente do Consedic

Debates

Coordenação: Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra

13h – Encerramento

Heloísa Menezes, secretária de Desenvolvimento Produtivo do MDIC

Mauro Borges Lemos, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)