João Pessoa
Feed de Notícias

Ações da Emater impulsionam agricultura familiar na Paraíba

terça-feira, 23 de julho de 2013 - 18:30 - Fotos:  Fernanda Medeiros

A diretoria da Emater lançou, na manhã desta terça-feira (23), no Hotel Caiçara, em João Pessoa, o seu Planejamento Estratégico para o triênio 2013/2015, com a participação de secretários, dirigentes de orgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado e de 250 profissionais de assistência técnica e extensão rural, representando todas as regiões da Paraíba.

Na abertura, o vice-governador Rômulo Gouveia destacou o papel da Emater no fortalecimento da agricultura familiar. “A Emater tem um papel estruturante e importante para a implantação de ações que estão impulsionando a economia e avançando com a inclusão social, o que tem reduzido sobremaneira a pobreza no meio rural”, afirmou.

Sobre o planejamento estratégico que a Emater está apresentando, o vice-governador disse que a proposta está dentro do plano traçado pelo governador Ricardo Coutinho, lembrando que o controle financeiro permitiu consolidar avanços no campo. “Nesse momento a Emater está ajudando a construir uma Paraíba melhor, com a participação de todo o seu corpo funcional”, disse.

A secretária estadual de Finanças, Aracilba Rocha, que prestigiou o encontro, disse que não era surpresa os resultados apresentados pela Emater no ano passado.“Pelos resultados alcançados em 2012, a Emater está pronta para uma grande transformação neste Estado, o que já vem fazendo silenciosamente”, afirmou, depois de ouvir a explanação do presidente da Empresa sobre as ações executadas no ano passado.

Segundo o presidente Geovanni Medeiros, a Emater atendeu no ano passado 38.503 famílias agricultoras, com as mais variadas ações. Ele também destacou o funcionamento de 24 feiras de agricultura damiliar com a participação de 475 agricultores, gerando recursos da ordem de R$ 6,3 milhões que circularam na economia paraibana. Foram 1.982 criadores que se tornaram multiplicadores de vacinação.

No ano passado, de acordo com o relatório de atividades, as ações da Emater com instituições parceiras, de seguridade agrícola, projetos agropecuários e comercialização atenderam a 184.056 famílias com recursos da ordem de R$ 244.343.613,77. Com o apoio da Emater, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) deverá chegar a 127 municipios. Até o momento, o PAA estadual está presente em 14 municipios também assistidos pela Empasa, com a participação da Emater.

Também participaram da solenidade Ivanildo Pereira Dantas, da Fetag; Aderval Monteiro, representando o secretário da Sedap, Marenilson Batista; Ângelo Viana, do PAA estadual; João Alberto Leite, do Sebrae; Gustavo Guimarães Lima, da Conab; Dagnando Lopes, do Empreender PB; Lau Siqueira, da FAC;, Eudete Petelinkar, da Faepa; e Renato Feliciano, secretário da Indústria, Comércio e Tursino; e ainda os diretores técnico e administrativo da Emater, respectativamente, Erasmo Lucena e Francionildo de Araujo.

O evento teve continuidade durante a tarde, com a apresentação de todos os planos de ação estatégicos, e continua nesta quarta-feira (24), com exposição das experiências nas regiões do Território do Cariri Ocidental e no Território da Borborema. Na quinta-feira (25), terá palestra sobre Metodologia Participativa por integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O encerramento do Seminário Estratégico, previsto para as 11h30 da sexta-feira (26), terá o lançamento do livro “Descascando o Abacaxi em Número”, de autoria do engenheiro agrônomo Leôncio Villar, e a apresentação do livro “Manejo de Plantas Xerófilas no Semi-árido”, com a participação de engenheiro florestal da Emater, Itaragil Marinho.