Fale Conosco

5 de dezembro de 2013

Placas indicadoras de balneabilidade serão instaladas em praias de João Pessoa



A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em conjunto com o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), irá instalar 43 placas indicando trechos próprios e impróprios para banho nas praias urbanas de João Pessoa. A primeira placa será instalada oficialmente nesta sexta-feira (6), às 7h, na Praia do Cabo Branco, logo após o Hotel Xênius, com a presença da superintendente da Sudema, Laura Farias, e do promotor de Justiça do Meio Ambiente e do Patrimônio Social da Capital, João Geraldo Barbosa.

Além de Cabo Branco, as placas serão instaladas em outras praias urbanas como Tambaú, Manaíra, Bessa I e II, Gramame, Seixas, Penha, Praia do Sol e Jacarapé. Também serão instalados quatro totens explicativos sobre o monitoramento das praias e indicando os locais das placas no Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.

As placas de alerta aos banhistas – de cor verde (próprias) ou vermelhas (impróprias) – serão instaladas nas calçadas e deverão ser trocadas de acordo com a divulgação dos laudos semanais de balneabilidade emitidos pela Coordenação de Medições Ambientais da Sudema.

De acordo com a superintendente da Sudema, Laura Farias, a iniciativa tem o objetivo de tornar mais visível a condição de balneabilidade das praias, bem como, oferecer menos riscos à saúde dos banhistas.

De longe as pessoas conseguirão identificar na orla as placas devido as cores em verde ou vermelho. Tivemos esta preocupação de fixá-las bem antes do verão começar oficialmente, período em que a cidade aumenta consideravelmente o fluxo de turistas. Agora vai depender da consciência de cada banhista entrar no mar mediante a placa sinalizadora”, disse Laura.

A Sudema divulgou que, após a instalação da placa inaugural no Cabo Branco, uma equipe de técnicos fará a instalação das demais, bem como dos totens durante todo o dia. O relatório semanal da balneabilidade das praias do Litoral Paraibano também está disponível online por meio do link: www.sudema.pb.gov.br.