João Pessoa
Feed de Notícias

Piscicultores artesanais do Litoral Norte e Sul terão ajuda da Emater

quinta-feira, 1 de julho de 2010 - 14:19 - Fotos: 
A partir desse mês, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) em parceria com o Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) vai beneficiar 1.310 piscicultores artesanais e maricultoras de 13 municípios localizados na área de abrangência dos Territórios da Cidadania da Zona da Mata Norte e Sul, graças a um convênio assinado pelo presidente da empresa, Hermano Araújo e o ministro da pasta, Altemir Gregolin, na quarta-feira (28) na sede do ministério em Brasília no valor de R$ 391 mil.

De acordo com o assessor estadual de piscicultura da Emater-PB, Lino Gonçalves Nonato, o convênio começa a ser executado ainda esse mês e tem o objetivo de organizar os aqüicultores e promover o acesso deles às políticas públicas visando a melhoria da produção, beneficiamento e comercialização da produção piscícola. “O público alvo a ser atendido é responsável por 80% da produção de pescado no Litoral Sul e Norte paraibanos”, lembrou.

Lino Gonçalves ainda informou que 14 técnicos da Emater-PB trabalharão diretamente no Projeto de Desenvolvimento da Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola da Paraíba que inicialmente terá duas etapas: a primeira que começa a ser operacionalizada nos próximos quinze dias, consiste na elaboração de um diagnóstico estratégico com a participação dos aqüicultores para definir os planos de desenvolvimento na área, já a segunda, contempla a capacitação destas pessoas.

Organização da Produção, Formação Associativista, Gestão de Empreendedores, Beneficiamento, Produção e Comercialização são alguns dos cursos que serão ministrados através do convênio.

O assessor estadual de Piscicultura da Emater-PB disse que o convênio vai possibilitar a compra de equipamentos, apoio a Assistência Técnica, capacitação e contratação de pessoal especializado em Aqüicultura.

O presidente da empresa, Hermano Severino de Araújo, adiantou que a parceria vai possibilitar ainda a melhoria na produtividade e qualidade do pescado produzido. Os municípios contemplados inicialmente com o convênio são: Marcação, Baía da Traição, Lucena, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Pitimbu, Mamanguape, Bayeux, Mataraca, Rio Tinto, Alhandra e Caaporã.
 

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB