João Pessoa
Feed de Notícias

Pico do Jabre vai ser destaque em revista especializada em ecoturismo

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 - 17:32 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

A edição de novembro da revista Terra da Gente, especializada em vida selvagem e voltada para a pesquisa ambiental, vai mostrar as principais espécies da flora e da fauna existentes na Serra de Teixeira e no entorno do Pico do Jabre, localizados no alto sertão da Paraíba. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a ABIH-PB e a prefeitura municipal de Maturéia estão apoiando o projeto com apoio logístico: transporte, alimentação e hospedagem. 

O jornalista responsável pelas reportagens, Henrique Picarelli, explicou que o principal objetivo da publicação é mostrar aos leitores as belezas naturais da região e, principalmente, o potencial do ecoturismo do Parque Nacional Serra Serra do Teixeira / Pico do Jabre. Henrique disse que pretende localizar espécies de ‘Mata Atlântica’ inseridas no Bioma da Caatinga, o que mostra a importância da preservação da área. 

Luar no sertão – Neste sábado (31), o jornalista paulista inicia um roteiro de atividades sugeridas pelo guia de ecoturismo Túlio Maxie e integrantes da ONG SOS Sertão. Estão previstos o registro, logo pela manhã, do nascer do sol na Pedra do Tendó. No local o jornalista poderá acompanhar a prática de esportes radicais a exemplo do rapel e o slackline (que é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado a uma altura de 30 cm do chão). No início da tarde, o grupo vai subir até o Pico do Jabre, atravessando por dentro da Serra de Teixeira. No percurso está prevista a visitas a comunidades, sítios, plantação de Agave, Pedra da Torre, Riacho das Moças e retorno a Matureia. 

Henrique Picarelli informou que a noite, o pretende realizar um pequeno lual com direito a fogueira, no Casarão do Jabre, local onde iremos passar a noite nos alojamentos ou acampando.

Já no domingo (1), o grupo vai realizar uma trilha por dentro da mata com o objetivo de atingir o Pico do Jabre. Após o almoço o jornalista e guias seguem para a cidade de Mão D´água, que está localizada no sopé da região montanhosa. Está prevista uma visita até a Barragem da Capoeira, de onde retornam para Patos e pernoitam em Matureia. 

Na segunda-feira (2), o jornalista segue para a cidade de Salgado de São Félix para a produção de reportagem especial sobre as artesãs da associação de Fileteiras. Ele explica que há um interesse em conhecer como o processo de criação e produção de renda filé.