Fale Conosco

18 de maio de 2011

PGE inicia implantação de fibra óptica para otimizar acesso à internet



A Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE) iniciou a implantação da infraestrutura de fibra ótica para aumentar a capacidade e velocidade do acesso à internet e garantir maior operacionalização do Sistema Gestor de Processos (SGP), desenvolvido pela Subgerência de Tecnologia da Informação (SGTI). O sistema é ferramenta de trabalho para o registro, distribuição e tramitação de processos no âmbito da PGE e interligação online com os sistemas do Poder Judiciário.

De acordo com o analista de sistemas Angelo Giuseppe Guido, sub-gerente da SGTI, a Oi, empresa prestadora de serviços de telefonia ao Estado, realizou visita técnica para concluir a instalação da infraestrutura de rede, objetivando garantir o aumento da velocidade de acesso à internet pela PGE. A conclusão dos trabalhos está prevista para esta sexta-feira (20).

“Atualmente a linha de acesso à internet que a PGE dispõe suporta uma velocidade máxima de 512 Kbps (quilobites por segundo). Estamos passando para 10Mbps (megabites por segundo), ou seja, um incremento equivalente a vinte vezes mais”, disse.

Guido explica que, com o acesso rápido, a PGE retomará imediatamente os encaminhamentos para a adesão à plataforma de processos virtuais, seguindo as determinações do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Entres os benefícios que essa tecnologia trará estão a integração do SGP com sistemas dos tribunais; viabilização do peticionamento eletrônico no site do STF e o acesso a bancos de dados remotos, como o de cartórios de imóveis. Também será possível dar mais rapidez no acesso ao SGP por parte dos núcleos do interior do Estado e da população em geral. “Além disso, será possível aos usuários da PGE um acesso mais dinâmico à Web, principalmente aos conteúdos multimídia”, garante o subgerente.