Fale Conosco

20 de julho de 2012

Pesquisadores e gestores nordestinos discutirão economia criativa em Campina



O Cine Teatro do Sesc, em Campina Grande, será o ponto de encontro de estudiosos, pesquisadores, gestores públicos e privados que na próxima quinta-feira (26) participarão do 1º Colóquio Celso Furtado de Cultura e Desenvolvimento. Esse é o primeiro encontro de cinco que acontecerão em todas as regiões do país, com o tema “Cultura, criatividade e Inclusão Social”.

O evento tem apoio do Governo do Estado e é promovido pela Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Centro Internacional Celso Furtado e Instituto Itaú Cultural.

A secretária da Economia Criativa, Cláudia Leitão, estará presente na mesa de abertura, marcada para as 9h30. Ao lado da representante do MinC, estarão o curador do evento, Cesar Bolaño, o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Romulo Soares Polari, o secretário de cultura da Paraíba,  Francisco César Gonçalves, dentre outras autoridades.

No evento será lançado o livro ‘Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura’, de Celso Furtado, organizado por Rosa Freire d’Aguiar Furtado.

Diálogos Criativos – À tarde, artistas, gestores públicos e privados, produtores culturais e demais profissionais atuantes nos setores criativos estarão reunidos para levantar demandas da região Nordeste no âmbito da economia criativa.

O objetivo é que as sugestões possam subsidiar políticas e implementação de ações e estratégias da Secretaria de Economia Criativa do MinC, nas áreas de formação e fomento, que possam contribuir para a conquista das metas do Plano Nacional de Cultura.

Programação

9h30 – Abertura: secretária da Economia Criativa – Cláudia Leitão; Curador – Prof.Dr. Cesar Bolaño; Reitor da UFPB – Prof. Dr. Romulo Soares Polari; Secretário de Culturada Paraíba – Francisco César Gonçalves; Centro Internacional Celso Furtado: RosaFurtado; Diretor Superintendente do Instituto Itaú Cultural – Eduardo Saron.

10h15 – 10h30 – Saudações do Centro Internacional Celso Furtado: Sra. Rosa Furtado

10h30 – 11h30 – Tema: “Cultura, Criatividade e Inclusão Social”. Palestrantes: Profº Drº Ricardo Emmanuel Ismael de Carvalho (PUC-Rio) e Profª Drª Elizabeth Regina Loiola da Cruz Souza (UFBA)

11h30 – Lançamento do livro “Ensaios sobre cultura e o Ministério da Cultura” (Coleção “Arquivos Celso Furtado”, vol. 5)

12h00 – Encerramento programação da manhã

14h00 às 18h00 – Diálogos criativos