João Pessoa
Feed de Notícias

Pesquisadores da Emepa e Emater destacam tecnologias no Salão do Empreendedor

quarta-feira, 20 de setembro de 2017 - 10:50 - Fotos:  Secom-PB

A programação de palestras no Salão do Empreendedor Rural da 50º Expofeira Paraíba Agronegócios 2017 que ocorre no Parque de Exposição Henrique Vieira, em João Pessoa, teve continuidade nesta quarta-feira (20), com debates abordando diferentes temas que vão ajudar na construção de uma agropecuária fortalecida.

O pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, da Emepa-PB, abordou o Sistema de Produção de Ovinos e Caprinos de Corte no Semiárido. A programação continuou com palestra sobre o Sistema de Produção de Caprinos de leite no Semiárido pelo professor Edgard Cavalcanti Filho, da UFPB. Também teve palestra do pesquisador Sebastião Oliveira Pereira, da Emepa, sobre o Uso de Energia Fotovoltaica na Agricultura. O pesquisador João Paulo de F. Ramos abordou o sistema de produção de palma forrageira no Semiárido.

O controle alternativo de pragas e doenças foi o tema da palestra Rômulo Araújo de Carvalho, pesquisador da Emepa, seguido de associativismo e cooperativismo como alternativas relevantes para setor agropecuário por técnicos da Organização das Cooperativas – OCB.

Na quinta-feira, dia 21, as palestras terão continuidade com as palestras sobre sistema determinação em confinamento de ovinos de corte, pelo pesquisador Felipe Queiroga Cartaxo, da Emepa, depois será a vez da pesquisadora da Emepa, Maria das Graças Cunha falar sobre estratégia alimentar para ruminantes no Semiárido: blocos multinutricionais.

Na sequência, o professor Marcilio Fontes Cezar, da UFCG, falará sobre a classificação e tipificação de carcaça de caprinos e ovinos de corte. Técnicos do Senar abordarão as questões sobre orientação trabalhista e previdência rural. A pesquisadora Paula Fernanda Araújo, da Emepa, vai falar sobre inseminação artificial em bovinos de leite. A pesquisadora da Emepa Ivonete Berto Menino vai abordar o tema convivência com o Semiárido: estudo do Caso Projeto Ecoprodutivo.

Nos dois dias anteriores, o ciclo de palestra apresentou temas relacionados com o agronegócio nacional por Gustavo Guimarães Lima; políticas públicas para a comercialização do umbu, por Tiane Franco, da Conab.  A utilização de cães no pastoreio rural foi apresentada por Ronny Vitoreli, de São Paulo. O mercado de regularização ambiental foi abordado por Rui Trombeta, do Sebrae.

Os técnicos do Senar falaram sobre boas práticas apícolas no campo e, depois, também abordaram o cultivo de palma forrageira. A implantação de novas tecnologias no campo com equipamentos de Drones e aplicativos, pelo empresário Klebe Boaxduar.

O pesquisador da Emepa Jorge Cezar falou sobre estratégia para estruturação da cadeia produtivo do Umbu na Paraíba, e o tema foi cadastro ambiental abordado por técnicos do Senar. A comercialização de produtos rurais foi abordada por Alexandro Teixeira, seguindo por Gabriel Petilinkar, do Senar, falou sobre negócio certo rural no campo. Representantes do BNB falaram sobre as linhas de crédito Plano safra. O sistema de energia solar foi abordado por extensionistas da Emater.
No Parque de Exposição os visitantes poderão conhecer o stand da Gestão Unificada, onde estão presentes as várias tecnologias desenvolvidas pela Emepa, desde o melhoramento genético de animais e a produção ração animal, além das inúmeras ações da extensão rural por meio da Emater, visando a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras.