Fale Conosco

13 de abril de 2012

Pesquisadores apresentam pesquisas inovadoras em seminário



O Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), reúne, no próximo dia 25, empresários que obtiveram recursos do Programa Pappe-Subvenção Econômica para avaliação e acompanhamento das atividades desenvolvidas por suas empresas. O seminário acontece no auditório da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, em Campina Grande, das 9h às 17h30.

No período da manhã serão apresentados os projetos LightPol; Mantra – Sistema Integrado de Gerência e Operação Remota de Unidades de Tratamento e Fornecimento de Água; Mixer Digital sem Fios; Software de controle de produção, análise de custo e eficiência de pessoal na indústria têxtil; Ariscat T-35.

Na parte da tarde, será a vez dos projetos: Avelós – Sistema de processamento de transações de comércio eletrônico entre distribuidores de produtos e revendedores habilitados; Desenvolvimento de interface de comunicação via celular e de sistema de gestão integrado; Aumentando a competitividade das empresas de desenvolvimento de software com o e-Gen Developer integrado ao Eclipse; Desenvolvimento de placas de circuito impresso com micro sensores optoeletrônicos de poluição e/ou umidade; Treinamento Pervasivo; e Desenvolvimento da Linha Deluxe Pedais de Efeitos.

Essas empresas tiveram suas propostas de desenvolvimento de pesquisas aprovadas no edital para apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em microempresas e empresas de pequeno porte, na modalidade subvenção econômica, lançado pela Fapesq e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O edital disponibilizou mais de R$ 2 milhões para o desenvolvimento de 11 projetos de pesquisa na Paraíba.

A Finep destinou recursos não reembolsáveis, para apoiar em despesas de custeio (recursos humanos, serviços de consultoria especializada e material de consumo) no desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos que agreguem valor aos seus negócios e ampliem seus diferenciais competitivos.