João Pessoa
Feed de Notícias

Pesquisa de professor da UEPB é noticiada no Correio Braziliense

segunda-feira, 16 de novembro de 2009 - 19:08 - Fotos: 

O pesquisador e professor dos cursos de Biologia e Mestrado em Ecologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ronaldo Bastos Francini Filho, teve parte dos seus estudos publicados no domingo (15) no jornal Correio Braziliense, um dos mais respeitados periódicos do País. A pesquisa coordenada pelo professor constatou que recifes do Banco de Abrolhos estão morrendo por conta de uma doença conhecida como ‘praga branca’.

O pesquisador lembrou que observações diversas sobre a pesquisa foram feitas desde a década de 80, além de um monitoramento sistemático, com periodicidade anual, a partir de 2001. “As pesquisas sistemáticas iniciaram com meu doutorado e se prolongaram durante o pós que fiz na UFBA, e até o momento, através da UEPB”, disse. Ele destacou que atualmente os principais parceiros nas pesquisas sobre doenças em Abrolhos são Fabiano Lopes Thompson (UFRJ), Ricardo Küger (UnB), Rodrigo Leão de Moura (Conservação Internacional do Brasil) e Les Kaufman (Universidade de Boston, EUA).

A UEPB tem concedido apoio, especialmente no que se refere aos recursos humanos, conforme apontou Ronaldo. A pesquisa não tem prazo definido para término, posto que possui como objetivo principal o manejo adaptativo, ou seja, a tomada de decisões com base em vários indicadores, a exemplo de declínio de biodiversidade e colapso de ecossistemas.

Parceiros – O professor salientou, ainda, que trabalha em conjunto com uma rede de pesquisadores muito produtivos, procedentes de várias instituições, a exemplo de Fabiano Thompson (UFRJ), Rodrigo Moura (Conservação Internacional-Brasil), Paulo Sumida (Instituto Oceanográfico da USP) e Gilberto Amado Filho (Jardim Botânico do Rio de Janeiro). “Atuamos em diversas frentes, que incluem não apenas as doenças em corais, mas também outros aspectos,  como biodiversidade de recifes profundos, mapeamento de habitats marinhos, influências de mudanças globais e monitoramento de pesca, entre outros", explanou.

Ronaldo Francini é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela mesma instituição de ensino superior.  Atualmente, é professor efetivo (Zoologia de Vertebrados) do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba. Trabalha principalmente nas áreas de zoologia, ecologia, conservação, manejo, efetividade de áreas marinhas protegidas e comportamento animal, com ênfase em peixes, corais e outros organismos marinhos.

No momento, o pesquisador está empenhado em dois projetos ligados à natureza marinha: ‘Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Estado da Paraíba: avaliação da efetividade e subsídios para ampliação’, pela UEPB, e ‘Produtividade, Sustentabilidade e Utilização do Ecossistema do Banco de Abrolhos (Pró-Abrolhos)’, em parceria com a USP. Confira no link abaixo a notícia na íntegra:
 
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/11/15/cienciaesaude,i=154785

Da Assessoria de Imprensa da UEPB