Fale Conosco

19 de outubro de 2015

Pesquisa da PBTur revela que hotéis de João Pessoa registraram ocupação média de 68,93% em setembro



João Pessoa, o portão de entrada de turistas no Estado, recebeu um total de 98.134  hóspedes no mês de setembro, o que representa uma ocupação hoteleira de 68,93% e um aumento  de 6,40% na comparação com setembro de 2014. Em todo o Estado o número de turistas foi 139.440 durante todo mês de setembro. Os dados são do Setor de Estatísticas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e integram a pesquisa mensal sobre o fluxo turístico e ocupação hoteleira.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, fez uma análise positiva dos resultados referentes à ocupação média na grande João Pessoa. A executiva entende que há uma crise econômica no país e vários setores produtivos e de serviços vêm apresentando resultados negativos desde o início do ano. No caso do ‘Destino Paraíba’ detecta-se uma estabilidade nos números. “Fazemos a pesquisa mês a mês e observamos que nossa ocupação média se manteve, não oscilou negativamente o que poderia trazer sérios prejuízos para a nossa hotelaria e prestadores de serviço. Não vivemos no paraíso, mas também não estamos em situação desesperadora”, explicou.

Outro fator que deve ser levado em consideração, na análise da presidente da PBTur, foi a inauguração do Centro de Convenções de João Pessoa. Avelino revela que por ocasião de dois importantes eventos corporativos na capital paraibana os hotéis tiveram ocupação próxima dos 100% em setembro durante um final de semana. “Estou me referindo ao 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem que reuniu mais de 7 mil congressistas de todo o país em nossa cidade. Tivemos outros eventos. Então a decisão do governo do Estado de apostar na conclusão do Centro de Convenções voltado para o turismo de negócios e de entretenimento foi  acertadíssima”, declarou.

Origem do Fluxo – Outro dado importante divulgado pela pesquisa da PBTur é a origem dos hóspedes/turistas. A região Nordeste é a que mais contribui com a emissão  de pessoas para o ‘Destino Paraíba’: 39,92% de incidência, seguida do Sudeste com 38,12%; região  Centro-Oeste com 10,72%; Sul com 9,70%; e  Região Norte com 1,54%. Os principais estados emissores foram: SP (20,99%) de incidência, PE (15,34%), RN (9,49%), RJ (8,88%) e MG (7,90%).

Fluxo estrangeiro – A pesquisa registrou que em setembro os principais países emissores foram: Itália (22,51%) de incidência, Estados Unidos América (14,72%), Alemanha (13,06%), Argentina (9,54%) e Portugal (7,07%). No Top10 dos países emissores entraram  Espanha e Suíça saíram China e Iran.