João Pessoa
Feed de Notícias

Pesquisa confirma qualidade de compostagem orgânica desenvolvida pela Empasa

segunda-feira, 4 de maio de 2015 - 11:49 - Fotos: 

Uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), envolvendo a compostagem de resíduos orgânicos de um programa desenvolvido pelo agrocentro paraibano e o curso de Ciências Biológicas do Departamento de Biologia (Campus V) no componente curricular de Fisiologia Vegetal apresenta os primeiros resultados positivos.

Desde os primeiros dias do mês de abril, os alunos Thiago Conceição Tavares, Sarah Rachel Cândido, Raíssa de Fátima da Costa e Maysa Laryssa Silva, sob a orientação do professor Ênio Dantas, desenvolvem experimentação científica, onde três canteiros – um com adubo orgânico da Empasa, outro com adubo animal, e um terceiro sem adubagem – foram cultivados com sementes de feijão e estão sendo acompanhados, diariamente, em medições, coloração das folhas, resistência às radiações solares, entre outros estudos para um resultado de avaliação final acadêmica.

De acordo com o professor Ênio até agora os resultados são distintos. “A cada dia, novidades surgem nesses experimentos. Os alunos recebem as orientações na sala de aula e aplicam nos canteiros, com anotações e comparativos de números, principalmente por termos três opções de estudo. O grupo já observou que a compostagem realizada pela Empasa tem um melhor rendimento. Na colheita, que está próxima, investigaremos o rendimento dos grãos de feijão”, revelou o professor.