Fale Conosco

29 de outubro de 2013

Pesquisa aponta confiança dos consumidores na atuação do Procon



Ter uma unidade do Procon no município ajuda os consumidores a se sentirem mais seguros quanto o respeito aos seus direitos nas relações de consumo. A constatação foi apontada em pesquisa de opinião realizada em 15 municípios paraibanos, que ainda não possuem o órgão de defesa instalado.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 17 e 23 deste mês, 82% dos entrevistados já tinham conhecimento sobre a função do órgão e destes 93% afirmaram que gostariam de ter uma unidade instalada na cidade onde moram. Além disto, entre os que gostariam de ter um Procon mais perto, 97% acreditam que a instalação do órgão garantiria a proteção ao direito do consumidor na localidade.

Para o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, os dados reforçam a ideia do Governo do Estado da necessidade de interiorização do Procon na Paraíba e serão utilizados para demonstrar às prefeituras a importância da instalação de Procons em cada município. “Faz parte de nossa política, a luta pela interiorização do Procon. Neste ano, em parceria com a prefeitura de Pombal, uma unidade do Procon foi aberta no município. Da mesma maneira, buscamos outras prefeituras para viabilizar a instalação de outros núcleos. O ideal é que cada prefeitura instale ao menos uma unidade do Procon”, comentou.

Ainda segundo Marcos Santos, o Procon-PB tem se empenhado em fazer parcerias com as prefeituras e oferece apoio técnico aos gestores que se mostram interessados em instalar uma unidade em seus municípios. “O Procon-PB está à disposição dos gestores e dará todo apoio necessário para que todas as cidades tenham unidades municipais do Procon”, afirmou.

Neste ano, um encontro realizado no Ministério Público Estadual, em parceria com o Procon-PB, ressaltou a importância dos municípios implementarem a política de defesa do consumidor. O evento contou com a participação da secretária Nacional de Defesa do Consumidor, Juliana Pereira.