Fale Conosco

22 de novembro de 2010

Pernambucano Silvério Pessoa abre ciclo de palestras no Salão do Livro



O cantor, compositor, escritor e pesquisador da cultura popular Silvério Pessoa abriu na noite de ontem a série de palestras do Café com Letras do I Salão Internacional do Livro, que acontece, até o dia 28 deste mês, com entrada franca, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Após um bate-papo informal sobre os seus novos projetos, que incluem interseções culturais com o sul da França, Silvério brindou o público com um show, onde cantou novas músicas e seus melhores sucessos.

Ouvir Silvério é um programa muito especial. Afetuoso e muito bem informado, o artista revela detalhes de seus projetos e não esconde sua grande preocupação para com os rumos da sociedade brasileira que, segundo ele, mantém as mesmas desigualdades históricas, com pequenas evoluções registradas mais recentemente. Para o artista, o fato positivo da hegemonia cultural que o neo-liberalismo que impor é que esse fenômeno acabou por valorizar ainda mais a diversidade cultural. Mas todo cuidado é pouco.

Na palestra, Silvério apresentou seu novo livro, Nômade – Tours Europa/Ásia e um olhar sobre o mundo, espécie de documento visual e escrito sobre as suas viagens de intercâmbio na França, especialmente nas cidades de Cordes Sur Ciel, Toulouse, Nice, Marseille, e Carcassone, onde juntamente com a banda francesa La Talvera, vem desenvolvendo atividades de pesquisa, registro, shows, palestras e debates.

Outro projeto comentado foi a monografia que ele produziu sobre o Forró como cultura popular, para receber o título de psicopedagogo em pós-graduação pela Fafire-PE. No trabalho ele mostra como a cultura popular está redefinindo seu papel diante do impacto da globalização, da modernidade, e como o currículo escolar trata de temas como cultura popular, tradição, e os novos meios de comunicação diante das identidades, subjetividade e cultura nacional.

O I Salão Internacional do Livro da Paraíba é promovido pelo Governo do Estado, Sebrae e Associação Nacional de Livrarias (ANL), com apoio cultural do Ministério da Cultura (MinC), Bibliotecas Braille & Comunitárias, Academia Paraibana de Letras (APL), Fundação Bradesco e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Serviço
Evento: I Salão Internacional do Livro da Paraíba
Data: 20 a 28 de novembro de 2010
Horário: Das 10h às 22h
Local: Fundação Espaço Cultural da Paraíba
Entrada: Grátis

Assessoria de Imprensa
Thais Cirino – 8837-3695
William Costa – 9915-2558
Alex Lacerda – 8885-7773
Ricardo Anísio – 9314-6308