Fale Conosco

10 de julho de 2013

Peritos participam de curso de DNA Forense na Paraíba



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), deram início, na manhã desta quarta-feira (10) ao curso avançado de DNA Forense para peritos dos Institutos de Policia Cientifica da Paraíba, Pernambuco e Ceará. O curso acontece na Escola de Serviço Público da Paraíba (Espep) com a participação de 12 profissionais, dos quais oito são paraibanos. O curso  tem duração de 16h e o objetivo das aulas é atualizar os peritos para as novas tecnologias.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Juan Carlos Àlvarez Merino, diretor adjunto do Laboratório de Identificação Genética da Universidade de Granada na Espanha. De acordo com o diretor do Instituto de Policia Cientifica da Paraíba (IPC), Humberto de Araújo Pontes, nas aulas os peritos vão poder aprimorar os conhecimentos e conhecer as novas tecnologias desenvolvidas para o estudo do DNA, um trabalho de capacitação e atualização incentivado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública da Paraíba, que está sempre investindo na qualificação dos servidores.

O curso avançado de DNA Forense é o primeiro passo para a implantação do Projeto “DNA Prokids”, que já funciona em 16 países. A Paraíba é o primeiro estado Brasileiro a implantar o programa no Pais. O laboratório vai funcionar no Instituto de Policia Cientifica (IPC). A coleta de materiais e o estudo das vítimas de tráfico humano serão feitos em parceria com a Universidade de Granada na Espanha e o IPC/PB.