Fale Conosco

22 de fevereiro de 2012

Peritos paraibanos participam da 4º reunião da Conasp, em Brasília



O diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba Humberto Jorge de Araujo Pontes (PB), representante do Conselho de Dirigentes dos Órgãos Periciais do Brasil esteve em Brasília na terça-feira, (7), para participar da 4º Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública – Conasp.

O evento foi realizado no Salão Negro do Ministério da Justiça e contou com a presença do Ministro da Justiça, deputado José Eduardo Cardoso, e da secretaria nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

No período da manhã, Cardoso falou sobre as ações do governo federal na área de segurança pública: Plano de Nacional de Fronteira; Sistema Prisional; Sistema Nacional de Informações e Estatísticas em Segurança Publica; Plano de enfretamento ao Crack e outras Drogas; Plano de Seguranças para os Grandes Eventos e Plano Nacional de Enfrentamento a Violência.

O ministro também expôs a necessidade de fortalecimento do trabalho pericial nos estados para reduzir a impunidade e, com isso, solidificar as ações do Plano de Enfrentamento da Violência.

No período da tarde, o debate girou em torno da 2º Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG), prevista para agosto de 2013, com apresentação do projeto, bem como da proposta do Regimento Interno do evento. O encerramento da 4ª Reunião do CONASP se deu com os informes dos Conselheiros, onde o assunto mais debatido foi a greve da Polícia Militar na Bahia.

Humberto Pontes é um dos noves conselheiros de entidades representativas dos gestores da área de segurança. Ao todo são 27 conselheiros.

É função do Conasp tratar de assuntos referentes a Segurança Pública, desde sugestões, diretrizes e fiscalização das  ações políticas voltadas para o setor. O Conselho, que é diretamente ligado ao Ministério da Justiça e presidido pela secretaria nacional de Segurança Pública, Regina Miki, conta ainda com representantes governamentais e de entidades e organizações da sociedade civil.