Fale Conosco

12 de setembro de 2011

Perfil da PBTur é o quarto mais seguido no Twitter, entre empresas públicas de turismo



O perfil @pbturgovpb, da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), na rede de relacionamentos Twitter, conta com 2.297 seguidores. São profissionais ligados ao turismo (turismólogos), estudantes universitários, empresas e órgãos públicos. Levantamento realizado pela coordenação de Informática (GTI) da PBTur nos perfis de outras empresas públicas de turismo mostrou que o da estatal paraibana é o quarto mais seguido.

O @pbturgovpb foi criado em setembro de 2009. Até o início de 2011, eram pouco mais de 800 pessoas cadastradas no perfil. A presidente da estatal, jornalista Ruth Avelino, avalia que esse aumento no número de seguidores tem uma explicação: “Desde que as redes sociais passaram a ser utilizadas por nós como uma ferramenta de divulgação de ações efetivas, passamos a ganhar mais seguidores. Divulgamos fatos reais, ações efetivas, e as pessoas que seguem o nosso perfil buscam informações verdadeiras, por isso temos credibilidade”, afirmou.

O perfil da PBTur está disponível no Twitter, Facebook, Orkut e Flickr, além do Youtube (postagem e veiculação de vídeos pela Internet). O principal objetivo do uso maciço e diário das mídias sociais pela Coordenação de Comunicação da autarquia estadual é divulgar as ações administrativas e operacionais do turismo paraibano.

O coordenador da GTI, Ary Júnior, informa que atualmente mais de três mil pessoas seguem o perfil da PBTur na rede de relacionamentos mais conhecida em todo o mundo, o Facebook. Ary Júnior destaca a objetividade e rapidez na divulgação de informações relevantes ao turismo no Estado. “Juntamente com a coordenação de Comunicação da PBTur, postamos todos os dias notas e informações atualizadas sobre o que está sendo feito e realizado para o desenvolvimento do Turismo na Paraíba. Funcionamos como uma central de divulgação. Já postamos até vídeos de eventos promovidos em nossa sede, em Tambaú”, explicou.

Levantamento – Ary Júnior disse que o levantamento foi realizado junto com as empresas e secretarias de Turismo de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. O levantamento tinha por objetivo avaliar o uso do Twitter por órgãos públicos na divulgação de ações governamentais.

No caso do Turismo, pesquisaram-se secretarias estaduais, municipais e autarquias. “Constatamos que nem todas as empresas possuem perfis no Twitter, como é o caso da AmazonasTur. Outras possuem apenas perfis no Facebook. Acredito que a PBTur está no caminho certo”, finalizou.

Veja o ranking atualizado

1 – http://twitter.com/#!/Riotur  – 9821

2 – http://twitter.com/#!/turismobahia – 9.342

3 – http://twitter.com/#!/empetur – 2488

4 – http://twitter.com/#!/pbturgovpb – 2.297

5 – http://twitter.com/#!/spturis  – 1170

6 – http://twitter.com/#!/goias_turismo – 102