João Pessoa
Feed de Notícias

Penitenciária feminina ganha setor de saúde para atendimento de reeducandas

terça-feira, 15 de abril de 2014 - 16:56 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), inaugurou, na manhã desta terça-feira (15), o Setor de Saúde Esmeralda Pessoa, na Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão, no bairro de Mangabeira VIII, em João Pessoa. O novo espaço é destinado ao atendimento das 358 reeducandas da unidade penal, e está equipado com consultórios odontológico, médico e de enfermagem. Além disso, dois alojamentos foram construídos para os agentes penitenciários masculinos e as agentes femininas que trabalham na penitenciária.

A ação proporciona a melhoria dos serviços prestados na unidade, uma vez que diminui as saídas com reclusas para atendimento de saúde fora da unidade. O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, disse que através de parcerias como essas o Estado da Paraíba está conseguindo reverter e levar esperança e dignidade ao Sistema Penitenciário. E destacou que atualmente, dos quase 9 mil reeducandos do Estado, 6 mil estão inseridos em algum programa de ressocialização da Seap.

Nessa obra foram investidos aproximadamente 300 mil reais. Esta era uma reivindicação antiga da direção, do corpo de agentes e da comissão estadual de direitos humanos que estamos conseguindo concretizar, proporcionando o melhoramento do atendimento para as reeducandas e, ainda, colaborando com o trabalho dos agentes, que com este serviço irão diminuir o deslocamento das reclusas para unidades hospitalares, contribuindo também para a segurança de todos”, explicou Wallber Virgolino.

Já o secretário da Saúde, Waldson de Souza, disse que, através de ações como essa, “pretendemos articular esses serviços de saúde nos presídios do Estado da Paraíba, e dessa forma agradecemos por mais essa parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária, pois esse tipo de estrutura é um exemplo significativo para todo o sistema de saúde paraibano”.

Também estiveram presentes na solenidade a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Nézia Gomes, e o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Nézia destacou mais uma vez as parcerias entre as secretarias, afirmando que com o trabalho integrado a Administração Estadual avança sempre. “Essas parcerias são necessárias para garantir dignidade à população de mulheres do Sistema Penitenciário”, disse. Já Dom Aldo Pagotto agradeceu a oportunidade de prestigiar o evento e disse que a dignidade da pessoa humana deve ser respeitada em todos os lugares, inclusive no cárcere.

A diretora da penitenciária, Cynthia Almeida, também agradeceu pela implantação do Setor de Saúde Esmeralda Pessoa e ressaltou a importância dessa integração e da prestação desse serviço dentro da unidade prisional. “Foram seis meses de obras que resultaram nesse espaço que vai servir para atender a todas as reeducandas, e também para abrigar os agentes penitenciários que trabalham aqui”, comentou.