João Pessoa
Feed de Notícias

Penitenciária de Recuperação Feminina realiza Torneio de Futebol

quinta-feira, 5 de setembro de 2013 - 17:44 - Fotos: 

As reeducandas da Penitenciária de Recuperação Feminina Maria Júlia Maranhão participaram, na manhã desta quinta-feira (5), de mais um torneio de futebol, como parte das atividades físicas e de integração que acontecem na unidade. O evento, que contou com a participação do secretário de Administração Penitenciária Wallber Virgolino, foi realizado pelo Governo do Estado, por meio de parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O jogo foi bastante movimentado e teve o placar de 6 x 1 para o time vermelho.

O secretário Wallber Virgolino entregou medalhas às participantes e ressaltou a importância de atividades como esta. “É importante que as unidades prisionais promovam eventos de caráter esportivo, como uma forma de ocupar o tempo e, ao mesmo tempo, desenvolver a prática do exercício físico, uma atividade que faz bem ao corpo e a alma”, afirmou.

O Projeto Promovendo Saúde no Presídio, realizado numa parceria da Seap com as faculdades Facene e Famene, também prestou atendimento na unidade, com a participação de estudantes de Medicina e Enfermagem. O projeto acontece semanalmente há 3 anos, fomentando a educação e a saúde, sempre participando dos eventos que acontecem na unidade. A parceria proporcionou o patrocínio dos brindes distribuídos no local e de um lanche para as jogadoras dos times e para a torcida.

A enfermeira Daniella Aurília, que é coordenadora do projeto, pontuou: “Entendemos que recuperar não é apenas fazer com que as pessoas paguem por seus erros, e nós, como integrantes da sociedade, temos o dever de repassar informações importantes para elas, neste processo de ressocialização para inseri-las novamente ao convívio social e, desta forma, proporcionar a oportunidade das mesmas galgarem novos horizontes”.

A reeducanda conhecida como ‘Abelhinha’, que participou como jogadora do torneio, avaliou o evento de forma positiva: “Foi muito bom este torneio de futebol porque é uma forma da gente se exercitar e manter o corpo em forma”.