João Pessoa
Feed de Notícias

Pediatria do Trauma recebeu doações de brinquedos de várias empresas e voluntários

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 - 08:16 - Fotos: 

Uma corrente de solidariedade se formou em torno da Campanha de arrecadação de brinquedos realizada pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), em João Pessoa. Durante todo o mês de setembro, a pediatria da unidade recebeu doações de várias empresas e voluntários, que mesmo de forma anônima contribuíram para fazer uma criança mais feliz neste mês dedicado a elas.

De acordo com Ana Claúdia, coordenadora do Serviço Social do hospital, este ano a campanha serviu de canal de sensibilização para a sociedade. “Foram muitas doações, e além dos brinquedos, recebemos até artigos para festas infantis e roupas. Queremos agradecer a todos que se juntaram a nós neste trabalho social e que se sensibilizaram com a nossa causa. Devido o sucesso da campanha, vamos poder presentear todas as crianças que forem internas no mês de outubro no hospital. Pelos nossos cálculos, os presentes ainda vão sobrar para a confraternização de natal”, comemorou a assistente social.

E os brinquedos também vão abastecer a brinquedoteca da pediatria, que com o apoio da equipe de psicologia do hospital e realiza diariamente um projeto com as crianças internas. É a brincadeira contribuindo para a recuperação dos pequenos pacientes. A agricultora Edinis Honorato de Silva definiu o trabalho como maravilhoso. Ela mora no município de Gurinhém e está com o filho internado no hospital desde o dia 18 de setembro. O adolescente de 13 anos perfurou o pé com um ferro e se recupera de uma cirurgia.

“São brincadeiras muito divertidas. E, além disso, é muito importante porque ajuda na recuperação dos nossos filhos, pois no momento em que eles estão brincando, esquecem da dor. Isso sem falar do ótimo atendimento que recebemos aqui”, destacou a mãe do paciente.

A dona de casa, Luciana Maria da Silva, também definiu como importante as atividades realizadas no hospital com as crianças. “Esta é a primeira vez que minha filha fica interna no Trauma. Achei muito importante as brincadeiras que a equipe faz todas às tardes. É muito bom para a criança esquecer que está em um hospital”, disse a mãe de uma menina de seis anos vítima de um acidente de moto. A família mora em Itambé.

E em comemoração ao ‘Dia da criança’, uma programação especial está sendo realizada até a próxima sexta-feira (09). Nesta quinta-feira (08), por exemplo, a equipe do Serviço Social do hospital vai realizar uma atividade especial. Tudo ocorre no período da tarde, a partir das 14h30. “O nosso setor se engajou na campanha e programamos uma grande surpresa para esta quinta-feira. Não podemos falar muita coisa, mas posso adiantar que vamos realizar brincadeiras e distribuir brindes”, disse Ana Claúdia.

Na sexta-feira (09), uma confraternização marca o encerramento da semana da criança no Hospital de Trauma. Além de um lanche preparado pela equipe de nutrição, haverá a distribuição dos presentes para todas as crianças internas. As atividades em comemoração a ‘Semana da Criança’ foram abertas na última segunda-feira (05). Durante toda a semana, foram realizadas palestras com nutricionistas, psicólogos, pediatras, fisioterapeutas, além de brincadeiras e outras atividades. O ambiente da pediatria ganhou, inclusive, uma decoração especial feita com balões coloridos.

Estrutura – O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa disponibiliza 12 leitos na enfermaria pediátrica e cinco na observação. Outros três leitos funcionam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro na Unidade de Terapia de Queimados (UTQ). Mensalmente, são atendidas no HT cerca de 700 crianças vítimas de queda, acidentes, choque, entre outros fatores.

Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma