João Pessoa
Feed de Notícias

Peças produzidas por reeducandos farão parte do 18º Salão de Artesanato

terça-feira, 18 de junho de 2013 - 14:22 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) participa, a partir desta quinta-feira (20), do 18º Salão de Artesanato da Paraíba. Esta é a terceira vez que a Seap integra o evento. A parceria foi possível através da interlocução da Gerência Executiva de Ressocialização (GER) da Seap com a organização do Salão. A iniciativa faz parte do Programa ‘Cidadania é Liberdade’, que promove ações de ressocialização nas áreas da cultura, educação, trabalho, saúde e família.

Na ocasião, serão expostas para venda peças artesanais produzidas nas unidades prisionais Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes – PB1, Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, Penitenciária Padrão de Catolé do Rocha, Penitenciária Feminina de Campina Grande e Centro de Reeducação Feminina Maria Julia Maranhão. Dentre os itens selecionados, encontram-se redes confeccionadas com linhas de tricô, peças feitas com sabonetes, palito de picolé e papel, madeira, origami, artesanato em croché e bonecas de tecido.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, ressaltou a importância da participação no Salão de Artesanato da Paraíba. “Este fato reflete a valorização e o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos. Este é um estimulo à criatividade e habilidades manuais. A política de Ressocialização desenvolvida no Sistema Prisional da Paraíba tem propiciado as mais diversas oportunidades para reintegração social através das ações de educação, qualificação profissional, trabalho e cultura, como a fomentação dos trabalhos de artesanato que são desenvolvidos nas unidades”.

A gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, também falou da atividade. “Através do estimulo à produção cotidiana destes artesanatos, constatamos a evolução de cada peça, que poderá se tornar uma forma de geração de renda após o retorno a sociedade destes reeducandos, ou melhor destes artesões. Evidenciamos que após o final do salão, os participantes irão receber os certificados de artesãos, que serão emitido pelo Salão de Artesanato da Paraíba”.

Serviço – O horário de funcionamento do Salão de Artesanato da Paraíba é das 15h às 22h, exceto nos dias 22, 23, 29 e 30 quando o horário será das 11h às 22h. O salão fica localizado na Av. Prefeito Severino Bezerra Cabral, bairro do Catolé, na antiga Candesa. A entrada é gratuita. O evento tem como parceiros o Sebrae-PB, Prefeitura Municipal de Campina Grande e a Água Mineral Platina.