João Pessoa
Feed de Notícias

Peças em fios lideram as vendas no Salão de Artesanato da Paraíba

terça-feira, 13 de janeiro de 2015 - 10:40 - Fotos: 

Mandalas, luminárias na cabaça, mosaico, peças em fios, couro, fibras, barro, madeira, tecelagem, pedra, metal, osso, artesanato indígena, brinquedos populares, cordel, xilogravura e algodão colorido. Todas essas tipologias podem ser vistas e adquiridas até o dia 25 de janeiro no 21º Salão de Artesanato da Paraíba, instalado na antiga associação do BNB, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa.

Com o tema “Das mãos floresce o crochê”, a 21ª edição do salão reúne trabalhos produzidos por quase três mil artesãos do Estado. Danielle Assunção, de Campina Grande, produz luminárias e bonecas feitas com cabaças perfuradas e coloridas. “Eu pego a cabaça no estado bruto, decoro e pinto. Os preços variam de 90 a 150 reais”, declara a campinense.

Elcío Antonio produz há 30 anos mandalas tridimensionais, feitas com um tipo de arame chamado alpaca dura e tem finalidades terapêuticas para ajudar na concentração e aliviar as tensões. Maria Ângela, esposa de Elcio, explica que as mandalas têm medidas milimétricas e facilitam o uso simétrico do cérebro. As mandalas são usadas há mais de três mil anos pelos monges do Tibete. Os preços variam entre R$ 40,00 e R$ 100,00.

A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Lu Maia, revela que a visitação está aumentando nos últimos dias com a presença de turistas que lotam a cidade de João Pessoa neste verão. “As expectativas são as melhores em termos de vendas e as crocheteiras estão vendendo com muito charme os seus produtos”.

No ranking das vendas estão pela ordem: fios, habilidade manual, madeira, gastronomia, cerâmica, couro e algodão colorido.

A turista Alessandra Sena, pernambucana de Olinda, já visita o Salão do Artesanato Paraibano há alguns anos. Ela destaca a variedade e beleza das peças produzidas pelos artesãos da Paraíba. “As peças encantam, são bem trabalhadas”.

Além do artesanato, há ainda gastronomia regional e apresentações musicais. O Salão funciona de segunda a sábado, no horário das 15h às 22h, e aos domingos das 15h às 21h. A visitação é gratuita. Mais informações através dos telefones (83) 3218-4060 / 8815-5009, nas redes sociais facebook.com/artesanato.pb , artesanato.pb.gov.br ou através do e-mail artesanato_pb@yahoo.com.br.