João Pessoa
Feed de Notícias

PBVest: Governo da PB oferece estudo qualificado e gratuito ao vestibulando de escola pública

segunda-feira, 7 de novembro de 2011 - 11:43 - Fotos:  Secom-PB

Moradora do município paraibano de São Francisco, Luana Martins Ramos, de 16 anos, viaja todos os finais de semana para Sousa, também no sertão do Estado. O motivo: frequentar aulas de um curso pré-vestibular.

Aluna de escola pública, Luana é uma das 5 mil estudantes que participa do PBVest, programa de inclusão social criado pelo Governo do Estado que oferece oportunidade ao aluno da escola pública de estudar aulas preparatórias para o ingresso à universidade por meio do vestibular.

“Eu gostei muito da oportunidade, o cursinho oferece chances reais de sermos aprovados no vestibular. Muito boa a atitude do Governo. Sem ela, eu jamais conseguiria essa oportunidade”, comemorou Luana, que tem como opção o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Campina Grande, campus I.

“Em Sousa, os alunos estão fascinados com o conteúdo dos módulos e a metodologia do curso”, comentou o professor de História, João Bosco, que integra a equipe do programa de governo na cidade de Sousa, sede da 10ª Região de Ensino. Alem de Sousa, as aulas acontecem em 19 municípios:

João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Princesa Isabel, Itabaiana, Santa Rita, Araruna, Alagoa Nova, Pombal, Picui, Nova Floresta e Mamanguape.

“Essa ideia do Governo do Estado foi fantástica, os alunos estão encantados com a dinâmica aplicada no curso”, revelou o professore João Bosco. Ele acrescentou que está feliz pela assiduidade dos alunos, interessados, abrindo mão dos finais de semana para investir em conhecimento tendo como meta a aprovação no vestibular. “Aqui em Sousa o índice de aprovação no Enem vai ser significativo”, acredita o professor João Bosco.

A 10ª Região de Ensino abrange 14 municípios e 62 escolas. A gerente regional professora Socorro Antunes, revela que o PBVest é uma das ações que tem sido destaque em 2011 e apresentou este ano a inovação da aula virtual de 30 minutos, com a seqüência de 20 minutos do professor em sala de aula. Socorro destacou que os dez professores do curso pré-vestibular social são os melhores, a 10ª Região de Ensino fez uma seleção e contratou  os mais experientes. “Os alunos estão empolgados com a preparação para o vestibular, o aprendizado tem um índice bastante elevado”, avalia a gerente.

Além dos alunos da cidade de Sousa que estão frequentando o cursinho pré-vestibular, outros de diversas cidades da região, a exemplo de Nazarezinho, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Vieirópolis. Os prefeitos sedem os ônibus escolares para o transporte dos estudantes, um investimento para o futuro de seus cidadãos e cidadãs que após a faculdade muitos deles atuarão no próprio município.

“Os alunos estão empolgados com a preparação para o vestibular, o aprendizado tem um índice bastante elevado”, avalia a gerente da 10ª Região de Ensino, Socorro Antunes.  Os 250 alunos têm direito ao almoço. Em Sousa o PBVest é ministrado no Centro de Treinamento de Professores ‘Governador Antonio Mariz’.

Novidades – Além dos 20 mil exemplares de módulos pré-vestibular editado pela gráfica do Estado, Editora A União, com conteúdos e exercícios de química, física, geografia, história, gramática, literatura, biologia, matemática, espanhol e inglês, o PBVest tem uma metodologia composta de 360 aulas gravadas em DVD e material impresso (quatro volumes).

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Comunicação Institucional do Estado, lançou na web as aulas do curso pré-vestibular social do Governo do Estado PBVest. Pelo endereço www.pbvest.pb.gov.br  ou clicando no link do PBVest, localizado no portal da Secretaria da Educação (www.paraiba.pb.gov.br/educacao ), os estudantes tem acesso as vídeo-aulas das disciplinas de Geografia, Física, Biologia, Matemática, História, Química, Português, Inglês e Espanhol do curso pré-vestibular.

Para o próximo ano, a meta do Governo é ampliar o PBVest para 50 municípios. “Estamos promovendo o nivelamento dos alunos da rede pública estadual para que eles tenham condições iguais a quem pode pagar um cursinho pré-vestibular”, ressaltou o governador Ricardo Coutinho.

Exemplo nacional - O PBVest também está servindo de modelo para outros Estados do país. O secretário estadual de Educação, Afonso Scocuglia, disse que alguns governos já procuraram a Secretaria de Educação da Paraíba para saber mais detalhes sobre o curso. “Estados como o Ceará, a Bahia e Alagoas já vieram nos procurar querendo adotar o mesmo modelo do PBVest em suas localidades”, contou o secretário. “Este é um projeto que foi pensado de uma forma muito rápida, mas é uma grande aposta que estamos fazendo no sentido de dar ao nosso aluno condição para que ele possa concorrer num processo tão competitivo como esse”, afirmou o governador.