Fale Conosco

27 de julho de 2012

PBTur vai fazer pesquisa sobre turistas que visitam cidades da Rota ‘Caminhos do Frio’



Uma equipe do setor de estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai estar presente na Rota Cultural ‘Caminhos do Frio’ entre esta sexta-feira (27) e o domingo (29), em Bananeiras. O objetivo é prestar informações sobre os atrativos turísticos dos municípios que compõem a rota e, junto com estudantes secundaristas do município, aplicar uma pesquisa para conhecer o perfil dos turistas que participam do evento.

A Central Móvel de Informações Turísticas da autarquia vai ser posicionada em local central da cidade serrana para fazer a divulgação do ‘Destino Paraíba’.

A Rota Cultural “Caminhos do Frio” teve início na segunda-feira (23), em Bananeiras, abordando o tema “Aventuras e Arte na Serra”, e percorrerá ainda os municípios de Serraria – “Natureza, Seresta e Engenhos” -  de 30 de julho a 6 de agosto; Pilões – “Festa das Flores, Banana e Artes” – 6 a 12 de agosto; Areia – “Areia: Frio, Cachaça e Arte” – 13 a 19 de agosto; Alagoa Grande – “Festival de Artes Populares Jackson do Padeiro”, de 20 a 26 de agosto; e, por fim, Alagoa Nova – “Festa da Civilização do Açúcar”, de 27 de agosto a 2 de setembro.

De acordo com a coordenadora de divulgação da PBTur, Juliana Jardim, a pesquisa vai contar com o apoio das prefeituras, que liberarão alunos da rede municipal de ensino para auxiliar na aplicação dos questionários. Os estudantes foram treinados e vão abordar os turistas nos restaurantes, hotéis, pousadas e na rua mesmo.

“No questionário temos perguntas sobre quem é o turista, de onde vem, onde está hospedado, como ouviu falar sobre a Rota Cultural Caminhos do Frio, além de outras abordagens necessárias para montarmos este perfil turístico”, explicou Juliana Jardim.

Central Móvel – A unidade móvel da PBTur está instalada em uma van que foi customizada com imagens dos principais pontos turísticos do Estado e conta com equipamentos de informática: projetor de imagens, tela de projeção, caixas de som com mesa, dois notebooks, DVD, mesas e cadeiras. “O equipamento vai atender os turistas que chegam à Paraíba e também será levado para outros Estados para apresentar o potencial turístico da Paraíba”, afirmou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.