João Pessoa
Feed de Notícias

PBTur vai estender processo de capacitação de mão-de-obra para todo Estado

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 - 17:24 - Fotos: 
A diretoria da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai estender o processo de capacitação e qualificação de mão-de-obra para todos os municípios turísticos da Paraíba. Na noite desta segunda-feira (7), a presidente da PBTur, Ruth Avelino, participou de uma reunião com representantes do trade turístico do Litoral Sul do Estado, na cidade do Conde, que contou com a participação de representantes das Polícias Militar e Civil, da prefeitura e da Associação de Turismo da Costa daquele município. Na oportunidade, a presidente reforçou a intenção de promover oficinas e palestras de capacitação sobre atendimento aos turistas.

A medida foi elogiada pela secretária adjunta do Turismo do Conde e presidente da Associação de Turismo da Costa do município, Susanne Cassol. “Ficamos muito felizes com a medida da PBTur, porque temos experiência positiva após uma parceria feita com o Sebrae no ano passado, que passou também a valorizar a mão-de-obra local. Essa parceria com a PBTur vai intensificar essa valorização das pessoas que moram e trabalham na cidade”, enfatizou a secretária.

Ruth Avelino informou que as oficinas e palestras de capacitação serão levadas num segundo momento para a Costa do Conde, e em seguida para as regiões do Brejo e do Cariri. Esse trabalho será elaborado e coordenado pelo Setor de Treinamento da PBTur. A primeira etapa das capacitações acontece em João Pessoa, nos dias 14 e 16 de fevereiro.

Nessa primeira oficina serão realizadas palestras sobre noções de turismo e como bem receber os turistas. Nessa etapa, o público alvo serão os garçons, atendentes, cozinheiros e profissionais contratados pelos quiosques instalados na orla pessoense. Os taxistas que atuam na Capital também irão participar das capacitações.

Segurança – Durante a reunião desta segunda-feira, o tema segurança também foi discutido. O comandante do 5º Batalhão, major Sousa Neto, estava acompanhado dos capitães Benevides e Onierberth, além do delegado Elias Ramalho, responsável pelo policiamento na aérea. Foi anunciado que na próxima semana a região passará a contar com uma viatura especializada no atendimento aos turistas, com policiais que dominam outros idiomas, em especial, inglês e espanhol.

A reunião contou ainda com as presenças do prefeito e secretário de Turismo do Conde, Aluísio Régis e Saulo Barreto, respectivamente; do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, Beto Brunet; do presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, Marcos Alencar; hoteleiros, taxistas, mototaxistas e comerciantes que atuam na área do turismo.