Fale Conosco

4 de julho de 2012

PBTur vai apresentar dados de pesquisa sobre demanda turística durante ‘Caminhos do Frio’



A Coordenação Regional de Serviços Turísticos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), vinculada ao Ministério do Turismo (MTur), promove uma reunião nesta quinta-feira (05) com representantes de cinco municípios que integram o roteiro cultural ‘Caminhos do Frio’ (Areia, Bananeiras, Serraria, Pilões e Alagoa Grande). O encontro vai ser realizado no Espaço Cultural, em Bananeiras, a partir das 9h, quando serão repassados os resultados de uma pesquisa aplicada durante o evento realizado no ano passado sobre a demanda turística.

Os dados da pesquisa apontam que a maior presença de pessoas no evento, em 2011, era formada por paraibanos, sendo a maioria de homens. A pesquisa foi a primeira a ser realizada e, segundo os coordenadores, vai ser aprimorada neste ano. A proposta que a serápresentada no encontro desta quinta-feira, é que seja fechada uma parceria com as prefeituras para que estudantes das redes de ensino sejam capacitados para realizar a pesquisa de campo.

No entender da Coordenação, a participação dos estudantes das cidades vai ampliar a coleta de informações e estimulará o envolvimento maior de todos no sentido de interagir com os visitantes. Por serem nativos das cidades, os estudantes têm um maior conhecimento sobre as peculiaridades do local, o que pode facilitar o contato e a coleta de informações. Todos os estudantes receberão treinamento para participar do trabalho de coleta.

Calendário – O roteiro cultural ‘Caminhos do Frio’ é um evento cultural promovido pelo Fórum do Turismo Sustentável do Brejo paraibano com o apoio de diversa instituições,como o Sebrae-Paraíba e Governo do Estado, e será realizado de 16 de julho a 26de agosto em seis cidades da região.