Fale Conosco

6 de dezembro de 2013

PBTur reúne prefeituras para definir ações de incentivo ao turismo



A expectativa de grande fluxo de turistas nas principais praias do litoral paraibano durante o verão 2013/2014 mobiliza órgãos do Estado, municípios e empresas. Por iniciativa da diretoria da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) foi agendada uma reunião para o próximo dia 18 com representantes de seis municípios (João Pessoa, Conde, Pitimbu, Lucena, Mataraca e Baía da Traição), Detran-PB, Sudema, Polícia Militar e DER. O objetivo é oferecer qualidade nas áreas de transportes turísticos, segurança, acessibilidade e limpeza de praias, entre outros.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que durante a alta estação as cidades litorâneas recebem milhares de turistas e há uma cobrança mais acentuada por determinados serviços de responsabilidade do poder público. “Na primeira reunião que tivemos, mostramos que o importante nisso tudo é que as cidades tenham a consciência de que o investimento para oferecer um ótimo serviço ao turista, não fique restrito apenas ao período de verão. Vamos mostrar ao visitante um ‘Destino’ que oferece turismo de qualidade e com profissionalismo durante todo o ano”, declarou a executiva paraibana.

Ocupação hoteleira – Ao longo de 2013, a PBTur e o trade realizarão uma intensa divulgação do ‘Destino Paraíba’ em vários estados do país, principalmente naqueles que enviam um grande número de turistas. Ruth Avelino aponta o resultado positivo desse trabalho com a ocupação hoteleira e no fluxo turista. Segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), a ocupação de leitos deverá registrar um índice acima dos 95%. “Ao longo deste ano obtivemos uma ocupação excelente em todos os meses, um índice maior que em 2010”.

Policiamento – O comandante da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur), capitão Onierbeth Elias, falou que o trabalho de prevenção e vigilância vem sendo intensificado nas suas áreas de atuação: orla e Centro Histórico da capital, e nos principais atrativos turísticos do Litoral Sul e Norte do Estado.

A ação dá continuidade ao cronograma de preparação para o Verão. Nos últimos dois anos, o Governo realizou treinamentos e capacitação na área de segurança e em como atender o turista. Tem sido permanente as ações da Companhia, que conta com 111 policiais na proteção aos moradores e ao visitante. Em dois anos de atuação, foi registrada uma redução importante da criminalidade nessa localidade”, salientou.

Em João Pessoa, segundo o capitão Onierbeth as rondas são feitas diariamente. A área conta com três viaturas, dois homens em bicicletas e um trio de veículo individual de policiamento (VIP). “O patrulhamento é feito todos os dias, as equipes se dividem por turno. Os policiais não ficam parados no Busto, o que pode dar a impressão que a área está descoberta. Eles fazem rondas e paradas pontuais”, declarou.

Qualificação – Com relação a qualificação da mão-de-obra, a presidente da PBTur falou sobre os projetos em parceria com Sebrae, Senac, por meio do Pronatec. Policiais e funcionários da rede hoteleira passaram por uma capacitação e o cadastramento dos equipamentos turísticos estão sendo incentivados ao Cadastro Nacional, do Ministério do Turismo, além de fortalecer os Fóruns de Turismo das regiões paraibanas.

Divulgação – Segundo ela, a PBTur em parceria com o trade turístico fez uma ampla divulgação do Destino Paraíba, “participamos dos principais eventos feiras de turismo realizadas no Brasil e nos mercados internacionais. Além dos treinamentos e capacitações promovidos junto às principais agências e operadoras de viagem. “Essas ações foram agregadas a um amplo trabalho de divulgação na mídia, famtours com jornalistas e mídias espontâneas.