João Pessoa
Feed de Notícias

PBtur participa da RuralTur em Campina Grande

terça-feira, 14 de agosto de 2012 - 12:18 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras (Foto: Antonio David)

Entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro, Campina Grande vai ser a capital do turismo rural do Nordeste com a realização da Feira Regional de Turismo Rural, a RuralTur. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) vai participar do evento com um estande institucional, onde serão divulgados os principais roteiros do interior da Paraíba, além do litoral e da capital paraibana.

De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a RuralTur também é um fórum fundamental para que empresários e estudantes da área do turismo participem de processos de capacitação e entendam essa atividade como um importante nicho para a geração de emprego e renda. “Iremos incentivar a adesão ao Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur) junto ao Ministério do Turismo, para que os empresários tenham acesso a uma série de benefícios”, adianta a executiva.

Entre os benefícios do Cadastur estão a participação em programas de capacitação do Ministério do Turismo (MTur), que podem representar maior exposição dos produtos e empreendimentos e consequente incentivo de vendas, além de acesso aos recursos disponíveis para ações voltadas para o desenvolvimento do setor. “É fundamental que as pessoas busquem esse cadastro – que é de graça – e que faz uma exposição do potencial das atividades dos empresários para um universo maior”, enfatizou Ruth Avelino.

Na oportunidade será realizado o 3º Seminário Nordeste de Turismo Rural e a 8ª Rodada de Negócios. A programação da Rodada contará com 300 empresas, que ofertarão serviços e farão comercialização direta com 15 operadoras de turismo. A expectativa dos organizadores é de que mais de três mil pessoas visitem a Feira, gerando uma receita de R$ 2 milhões em negócios. A Feira será realizada no Espaço de Eventos da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), das 16h às 22h. A entrada na Feira é gratuita.

Para o Seminário, as inscrições custam R$80. Estudantes e filiados às entidades de classe do turismo têm 50% de desconto. A 8ª Feira Regional de Turismo Rural é uma realização das unidades do Sebrae no Nordeste, Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e Fiep. A proposta da RuralTur é promover o segmento do turismo rural fazendo a apresentação de destinos, agências, empreendimentos, serviços, rotas e roteiros, assim como proporcionar discussão e debates para a melhoria do segmento.