João Pessoa
Feed de Notícias

PBTur mostra avanços do turismo em debate com estudantes

terça-feira, 29 de setembro de 2015 - 17:27 - Fotos: 

A importância dos serviços turísticos como forma de ampliar a competitividade do Destino Paraíba e a qualificação dos profissionais do setor foram debatidas na noite de segunda-feira (28) entre os alunos dos cursos de graduação do IESP (Instituto de Educação da Paraíba) e dos cursos técnicos de hotelaria da escola estadual João Goulart com representantes do trade turístico paraibano.

A presidente da Empresa Paraíba de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, disse que os avanços das atividades turísticas no Estado proporcionam o surgimento de novas oportunidades de emprego no setor. A executiva destacou que a ampliação dos serviços turísticos veio aliada a exigência de uma oferta de qualidade.

Para isso, segundo a executiva da PBTur, é importante investir na capacitação profissional, não só buscando no mercado de trabalho já estabelecido, mas também nas novas turmas que estão cursando e concluindo os cursos relacionados com as atividades do setor, que está cada vez mais exigente. “A qualificação se torna imprescindível à efetivação no mercado de trabalho”, avalia Ruth Avelino.

Durante o debate, a presidente da PBTur apresentou as funções e ações da estatal do turismo, destacando que o Destino Paraíba está sendo divulgado nos principais eventos turísticos, bem como há ações de capacitação de agentes de viagens do Brasil e em outros países. “Somente esse ano, a PBTur, em parceria com o trade paraibano, já realizou a capacitação de cerca de 15 mil agentes de viagens”, disse a executiva.

O encontro desta segunda-feira fez parte do encerramento da programação alusiva ao Dia Mundial do Turismo, ocorrido no último domingo (27). Durante toda a semana houve uma série de atividades como visitas técnicas de guias de turismo, debates sobre a atividade na Paraíba e as perspectivas de crescimento nos próximos anos. As atividades foram organizadas pela PBTur, IESP e contou com a participação do trade turístico.