Fale Conosco

29 de setembro de 2011

PBTur divulga turismo de aventura no Lajedo de Pai Mateus



lajedo de pai mateus foto antonio david 1Um grupo de seis jornalistas de São Paulo, especializados em ciclismo e esportes de aventura, desembarca no aeroporto Castro Pinto nesta sexta-feira (30) a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). No sábado (1º) e domingo (2) de outubro eles acompanham o lançamento do projeto ‘Bike no Lajedo do Pai Mateus’, na região do Cariri paraibano. A ideia é apresentar o Estado como destino para os turistas adeptos de ciclismo, prática de trilhas e caminhadas.

Confirmaram presenças a jornalista e repórter da ESPN Brasil, Renata Falzoni, e o produtor João Guilherme Lacerda; jornalista e fotógrafo Paulo de Tarso Martins e Alexandre Cappi Junior, da revista Bike Action; e o repórter André Dib e a fotógrafa Cassandra Silva, da revista Aventura & Ação.

A jornalista Renata Falzoni é conhecida internacionalmente como uma ativista do transporte por bicicletas nas grandes cidades. Também produziu e fez reportagens sobre esportes outdoors, escaladas, trekking e montain bike. As revistas Bike Action e Aventura & Ação são publicações voltadas exclusivamente para o segmento de aventura.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explica que a vinda dos jornalistas especializados é fundamental para divulgar esse potencial da Paraíba no segmento do turismo de aventura. Ação da PBTur tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB) e Abrasel, do hotel Pai Mateus e da receptivo Guia Mundo, de João Pessoa.

Os jornalistas especializados ficarão no lajedo até segunda-feira (3), quando retornam para João Pessoa. Na capital devem participar de uma pedalada noturna pelo Centro Histórico e orla, retornando para São Paulo na terça-feira (4).

Projeto – De acordo com o portal do Hotel Pai Mateus, a trilha tem início a partir da sede do estabelecimento e vai passar por locais conhecidos como ‘Saca de Lã’, ‘Lagoa de Bento’ e ‘Lajedo do Bravo’. Esta última é considerada como a melhor trilha para ‘mountain bike’ em terreno rochoso no Brasil. Suas qualidades são comparáveis ou até suplantam a famosa Slick Rock Trail, na cidade de Moab, no estado de Utah, considerada a melhor trilha dos EUA.

 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-Feira – 30/09

14h – Chegada ao hotel e acomodação
19h – Jantar                                                                                                     21h30 – Contador de historia com fogueira

Sábado – 01/10

07h – Café da manhã
08h  – saída do 1ª pedal
12h – Almoço
14h – Trilha Renata Falzoni – Nível Leve 20 km
15h – Visita ao Lajedo Pai Mateus e contemplação do pôr do sol
19h – Jantar                                                                                                                   22h – Show ao vivo ‘forró-pé-de-serra’

Domingo – 02/10

07h – Café da manhã
07h30 – Pedal na trilha Tota Lucena, Trilha Demetrio Almeida e Trilha do Carcará – Nível Médio/Pesado 45 Km com lanche
14h – Almoço
16h – Trilha do Guerreiro Tapuia – Nível Médio 25km
19h – Jantar
21h30 – Fogueira e confraternização com mostra de fotos das trilhas realizadas