João Pessoa
Feed de Notícias

PBTur lança ‘Mapa Digital’ para atrair turistas estrangeiros ao Destino Paraíba

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 - 15:09 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) indicam que 47% das pessoas que viajam pelo mundo escolhem o destino por meio da internet. Essa tendência, segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, reforça a importância do lançamento de novas ferramentas para a divulgação dos roteiros paraibanos nas redes sociais, em especial, o ‘Mapa Digital’, ocorrido nesta quinta-feira (27), no auditório da empresa.

Os turistas que visitarem João Pessoa, além de consultarem o portal www.destinoparaiba.pb.gov.br, poderão ter acesso a um mapeamento dos principais pontos turísticos, com informações e descrições das localidades, bem como imagens transmitidas via satélite, por meio de um ‘Mapa Digital’, desenvolvido pela empresa paraibana TecGeo.

“Em uma mesma plataforma as informações poderão ser acessadas pelo smartphones, tablets e computadores”, afirmou a presidente da PBTur. O diretor do Governo Eletrônico de Mídias Sociais, Lourival Junior, destacou a importância desta nova ferramenta, num processo determinado pelo Governo, de utilizar as redes sociais para divulgar as ações governamentais.

Além do lançamento do ‘Mapa Digital’, a PBTur também apresentou mudanças no portal do ‘Destino Paraíba’, que passa a disponibilizar informações em inglês e espanhol. Ruth Avelino disse a estatal do turismo tem buscado aprimorar e dinamizar a divulgação do ‘Destino’. Há um ano ocorreu o lançamento do portal, que agora atende aos internautas estrangeiros, que poderão obter informações sobre a Paraíba por meio desta ferramenta.

A presidente da PBTur destacou ainda que as ações de marketing da estatal foi possível com a parceria e verbas da Embratur, que possibilitou a criação de um banco de imagens que passam integrar o acervo da empresa. Também foi apresentada a nova edição de uma revista e folders, material que tem sido distribuído durante as feiras no Brasil e no exterior.

Mapa Digital – Os usuários poderão ‘baixar’ o Mapa Digital por meio de QR Codes fixados no aeroporto, rodoviária, hotéis, restaurantes e outros locais. “O QR Codes é um código de barras lido pelos celulares que têm máquina fotográfica. É uma ferramenta muito utilizada em ações de marketing e um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis”, destacou gerente de TI da PBTur, Ary Júnior. A outra forma de acessar o Mapa Digital é pelo portal da PBTur, via fanpage (www.facebook.com/turismopbturgovpb),  com link direto para o mapa (http://goo.gl/GVuDj).