Fale Conosco

5 de junho de 2012

PBTur lança edital para formar banco de imagens turísticas da Paraíba



A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) lançou edital para contratar empresa especializada em serviços fotográficos com o objetivo de formar um banco de imagem de todos os principais atrativos turísticos da Paraíba. Ao todo, serão 200 fotografias para criação do acervo, abordando temas como sol e praias, cultura, gastronomia, patrimônio histórico, ecoturismo, esportes, entre outros.

De acordo com o Edital, publicado no Diário Oficial no último dia 1º de junho, poderão participar as pessoas jurídicas do ramo, que atendam as exigências da licitação. Os interessados poderão procurar o presidente da Comissão de Licitação da PBTur, Diógenes Santos de Carvalho, no Centro Turístico de Tambaú, na avenida Almirante Tamandaré, nº 100, 1º andar, Tambaú, João Pessoa, ou entrar em contato pelo telefone: 3214-8205.

A empresa a ser contratada deverá entregar num prazo de 60 dias, após a assinatura do contrato, um banco de imagens fotográficas contendo 200 fotografias, das quais, 180 digitais (30 x 40 cm – 300dpi) e 20 fotos digitais aéreas panorâmicas (60 x 40 cm – 300 dpi). O material deverá ser gravado em DVD com as fotos digitais em alta resolução, no tamanho 30 cm x 40 cm (dpi).

Os segmentos turísticos a serem abordados, segundo o edital, são sol e praias, devendo ser capturadas imagens em João Pessoa, Baia da Traição, Conde e Pitimbú. Ainda na Capital paraibana, devem ser fotografados os principais atrativos e pontos de interesses turísticos na cidade. No tema cultura, a PBTur quer imagens do São João de Campina Grande e de outras manifestações culturais.

Com relação ao patrimônio histórico, deverão ser registradas pelas lentes fotográficas igrejas e a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, por exemplo. A paleontologia também será um dos temas abordados, com imagens das pegadas de dinossauros no município de Sousa. As inscrições rupestres de Itacoatiara, na cidade de Ingá, farão parte dos registros arqueológicos.

Para retratar o ecoturismo, deverão ser fotografados o Pico do Jabre, na cidade de Maturéia; a Cachoeira do Roncador, em Pirpirituba; a Pedra da Boca, localizada na cidade de Araruna; e Mata do Pau Ferro, em Areia. Deverão ser retratados, ainda, os esportes náuticos (marinas, infraestrutura, windsurf e kitesurf), a gastronomia paraibana, os negócios e eventos (auditórios e centro de convenções).

Por fim, a infraestrutura do Estado da Paraíba, a exemplo das rodoviárias, aeroportos e equipamentos turísticos, bem como o artesanato paraibano; os grupos de várias etnias em pontos turísticos (utilizando modelo) entre outros segmentos que possam ter interesse turístico a pedido da empresa contratante.

[gview file="http://static.paraiba.pb.gov.br/2012/06/EDITAL-BANCO-DE-IMAGEM-PBTUR.pdf"]