João Pessoa
Feed de Notícias

PBTur instala presépio ecológico no Centro Turístico de Tambaú

terça-feira, 6 de dezembro de 2011 - 14:22 - Fotos: 

Durante os próximos 30 dias, quem passar pelo Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa, verá o presépio natalino confeccionado de maneira diferente. Trata-se de uma obra ecológica do artista plástico Elioenai Gomes, que atendeu convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

A idéia, segundo a coordenadora de Eventos da PBTur, arquiteta Márcia Leite, é fugir do lugar comum e usar uma representação tradicional dessa época do ano para divulgar o processo de sustentabilidade através da arte. O presépio ficará instalado até 6 de janeiro, Dia de Reis.

No presépio o artista utiliza 100% de material reciclável, como garrafas pets, tampinhas e latas de refrigerantes. A obra é cercada por dezenas de plantas, entre elas o jacarandá, doadas pelo Viveiro da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A indicação de Elioenai Gomes se justifica pelo histórico artístico e o talento com uso de materiais inovadores no desenvolvimento das suas ideias.

O artista – Elioenai Gomes tem 25 anos de atividade no meio artístico cultural, com participação em exposições coletivas e individuais, além de instalações tanto no Brasil como no exterior. O artista também é idealizador de criações artísticas e campanhas sociais para movimentos sociais, como o Ateliê Multicultural, no Centro Histórico, que leva o nome dele e é uma referência em João Pessoa.

O artista também desenvolve o projeto “Reciclar – Um Caminho de Transformação” – que utiliza materiais recicláveis para a composição de obras de arte. “As peças traduzem o ser humano e sua relação com o meio”, explica.