João Pessoa
Feed de Notícias

PBTur inicia palestras de capacitação de mão de obra

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 18:02 - Fotos: 
O trade paraibano aprovou o processo de capacitação e qualificação de mão de obra que a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) deu início nesta segunda-feira (14), com a participação de donos e funcionários de quiosques instalados na orla marítima de João Pessoa. A tônica das palestras trata da qualidade do atendimento ao turista, bem como informações básicas da cidade a serem repassadas aos visitantes. As palestras estão sendo organizadas pelo Setor de Treinamento da PBTur.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-PB), Beto Brunet, a iniciativa da PBTur é bastante pertinente, tendo em vista a necessidade de orientar de uma forma mais profissional aquelas pessoas que tratam diretamente com os turistas, seja em quiosques e bares, assim como no comércio em geral. Brunet disse que a Abav-PB tem se preocupado em capacitar melhor os próprios agentes de viagens para atender de uma forma mais qualificada os clientes.

O gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, também aprovou a realização das palestras promovidas pela PBTur. Na opinião dele, a Paraíba sofre da carência de um melhor atendimento em virtude de pouca qualificação profissional na maioria dos estabelecimentos. “Essa preocupação da PBTur tem que ser uma rotina em toda a cadeia produtiva do turismo, principalmente, porque os números indicam que o turismo na Paraíba está em pleno crescimento”, afirmou Lucena.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, abriu o curso ressaltando a importância do turismo para a economia paraibana, apontando que é fundamental que os profissionais que atuam diretamente com os turistas tenham maior conhecimento do segmento. “Todos têm que ter ciência de que um cliente bem atendido vai falar bem e retornará em seguida”, disse a executiva, enfatizando que os empresários terão a PBTur como parceria, “para aprender e melhorar”.

As palestras desta segunda-feira foram ministradas pelo capitão Onierberth, comandante da Companhia Especializada em Atendimento ao Turista, que prestou esclarecimentos sobre a atuação junto aos visitantes. O capitão falou sobre a estrutura da Companhia e se colocou à disposição dos donos e funcionários de quiosques para discutir melhorias na prestação de serviços.

O turismólogo Paulo Roberto ministrou a segunda palestra do dia, quando detalhou sobre as informações turísticas e a motivação profissional para melhorar o relacionamento com os turistas. Nesta quarta-feira (16) as palestras serão direcionadas aos taxistas que trabalham na Capital.