Fale Conosco

10 de maio de 2012

PBTur fortalece contato com operadores argentinos durante BNTM no Maranhão



O ‘Destino Paraíba’ tem sido um dos mais procurados durante a 21ª edição do Brazil National Tourism Mart (BNTM), que está acontecendo nesta quinta-feira (10),em São Luis(MA).  A BNTM reúne mais de 300 operadores internacionais e 450 fornecedores do mercado nacional.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a participação da Paraíba na Bolsa de Negócios vai muito além dos contatos com os fornecedores e operadores de turismo. “Estamos reforçando o potencial do Estado, mas, principalmente, retomando o contato com os operadores argentinos que estiveram conhecendo os roteiros paraibanos há duas semanas”.

Ruth Avelino já manteve contato direto com alguns operadores argentinos em São Luise todos continuam maravilhados com os roteiros apresentados e interessados no fechamento de pacotes para a Paraíba. No ‘fampress’ organizado pela PBTur, em abril, com os operadores argentinos, estiveram presentes empresas como a All Seasons, Consult House, Eurovips, Interlands, Topdest e a Thesys. “Estamos apostando na presença de turistas argentinos na Paraíba nos próximos meses”, enfatizou a presidente da PBTur.

A ação da estatal do turismo paraibano coincidiu com os números apresentados pelo Ministério do Turismo (MTur) sobre o aumento de turistas estrangeiros no Brasil. Houve um aumento de 5%, em 2011 em relação a 2010, com uma elevação da presença dos argentinos no País, chegando a 29,33% no período. Foram 1,593 milhão de argentinos visitando o Brasil, com perspectiva de novo crescimento, tendo em vista a realização de ações como a organizada na Paraíba.

Evento – Na abertura da Bolsa de Negócio sem São Luis, o próprio ministro do Turismo, Gastão Vieira, enfatizou a necessidade dos profissionais do turismo brasileiro buscarem ferramentas para atrair os turistas estrangeiros. No seu discurso, o ministro afirmou que o Nordeste é um ícone do turismo brasileiro e que o Governo Federal aposta no crescimento do fluxo de visitantes estrangeiros na região. De acordo com dados do Ministério, 54,8% das viagens pelo Brasil tiveram como destino os Estados do Nordeste.

PBTur convoca empresários paraibanos – A presidente da PBTur fez uma convocação aos empresários paraibanos para que participem de mais eventos de turismo realizados tanto no Brasil como no exterior. De acordo com Ruth Avelino, a presença dos empresários ligados aos segmentos como hotéis e operadoras de receptivo, entre outros, é fundamental para a concretização de pacotes para a Paraíba, tendo em vista o contato direto com profissionais que negociam os roteiros. “Nós estamos fazendo a nossa parte, de divulgar o potencial turístico do Estado nos eventos, mas não temos poder para fechar negócios”, afirmou a executiva.

Na BNTM, o estande da Paraíba conta com a participação de empresas como a Luck Receptivo, Operadora Tambaú e Mais Brasil, além de hoteleiros do Tropical Tambaú, Mussulo Resort by Mantra (Costa do Conde), e as secretarias de Turismo de João Pessoa e Bananeiras.

No estande da Paraíba, os festejos juninos, em especial, o de Campina Grande, conhecido até internacionalmente como o Maior São João do Mundo, estão sendo o foco das atenções. Os visitantes também estão tendo a oportunidade de conhecer os roteiros de Sol e Mar, além de dicas de roteiros pelo interior paraibano, como passeios pela Pedra da Boca, em Araruna, e Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, que contam com áreas ideais para a prática de esportes de aventura, como caminhadas, rappel, asa delta, entre outros.

O Brejo paraibano também será divulgado durante a BNTM. O projeto Caminhos do Frio – Rota Cultural será um dos pontos altos de atrativo para a região, que acontece sempre durante o mês de julho, época em que as temperaturas atingem em torno de 10 graus no período da noite. Da região, também serão divulgados roteiros pelos engenhos de cana-de-açúcar, com direito a conhecer o processo de produção da cachaça, reconhecida como uma das melhores do País.