João Pessoa
Feed de Notícias

PBTur faz visita técnica a cidade de São João do Cariri para divulgar potencialidades turísticas

terça-feira, 23 de agosto de 2016 - 16:59 - Fotos: 

Uma equipe técnica da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) visitou a cidade de São João do Cariri, localizada a 216 km de João Pessoa, sábado passado (20). Os técnicos foram recebidos por uma comissão integrada por membros da Igreja e da comunidade. O objetivo da visita foi realizar um levantamento das potencialidades turísticas do município e colher informações sobre a Festa de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira da cidade, para fazer uma divulgação do evento nos principais veículos de comunicação do Brasil.

O padre Valdir Campelo recepcionou a equipe da PBTur e promoveu um workshop para apresentar a programação da Festa da Padroeira e sua importância como promotora do turismo na região. O pároco lembrou que a Festa da Padroeira é realizada há quase 300 anos e reúne milhares de fiéis de toda região e outras cidades do Estado.

“Os preparativos para a festa já tiveram início há mais de um mês. Uma imagem de Nossa Senhora dos Milagres está visitando todas as comunidades de nossa paróquia, além de cidades do Cariri e do Seridó. Essa peregrinação da imagem desperta a religiosidade das pessoas e o interesse em participar da nossa grande festa”, informou padre Valdir. O religioso também fez um tour pelo centro antigo de São João do Cariri. Campelo revelou que as construções remontam ao período do Império, compondo um rico acervo histórico.

Festa - A abertura oficial da festa vai ocorrer no próximo dia 1º de setembro seguindo com uma vasta programação religiosa e social até o dia 12.  O diretor de Marketing da PBTur, Luciano Lappa, informou que a visita de um dia a cidade foi muito positiva. “Constatamos que São João do Cariri tem uma história belíssima e rica em fatos e personagens importantes para a Paraíba”, afirmou.

E acrescentou: “Ficamos impressionados com o acervo arquitetônico do centro de São João do Cariri. As casas, antigos casarões e monumentos estão bem preservados. As pessoas daqui estão comprometidas em preservar seu passado e apresentá-las aos visitantes. A cidade tem todas as condições de ser inserido num roteiro de turismo religioso”.

Cenário lunar – No final do dia a equipe da PBTur visitou o Sítio Araras, que fica na zona rural, a 18km da cidade. O grupo teve oportunidade de conhecer um dos roteiros turísticos da cidade, o leito seco do rio Gurjão. O cenário é único, deslumbrante, resultado de uma estiagem de quase cinco anos na região.