Fale Conosco

25 de julho de 2013

PBTur divulga roteiros paraibanos e realiza pesquisa durante Caminhos do Frio



A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) inicia nesta sexta-feira (26) duas ações na cidade de Bananeiras, aproveitando o intenso fluxo de turistas que estão se dirigindo para a região do Brejo para curtir os eventos inseridos na Rota Cultural Caminhos do Frio, neste final de semana. A equipe de Marketing estará circulando pela cidade com uma van adesivada com imagens de diversos pontos turísticos e fará a distribuição de material institucional com a intenção de divulgar os principais roteiros do Estado.

Outra equipe da estatal irá iniciar o processo de coleta de dados para obter mais informações sobre o perfil dos turistas que visitam a região do Brejo durante a realização da Rota Cultural. O Caminhos do Frio teve início na segunda-feira (22) e se estenderá até o dia 1º de setembro, envolvendo seis municípios brejeiros. Além de Bananeiras, integram o projeto Areia, Serraria, Alagoa Grande, Alagoa Nova e Pilões. A pesquisa será realizada em todos os municípios.

A pesquisa sobre o perfil dos turistas tem o objetivo de conhecer de uma forma mais científica os visitantes, em função da importância deles para a economia local. Por conta disso, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, tem investido na coleta dessas informações para pautar fatores estruturais como a demanda, oferta, planejamento, políticas, marketing, entre outras atividades que são desenvolvidas para aperfeiçoar o projeto cultural.

O resultado dessa pesquisa, segundo a executiva, possibilita que os gestores da Rota Cultural tomem decisões baseadas em riscos calculados e com a mínima margem de incerteza possível. Ruth Avelino destaca que promover um evento deste porte pode ser uma tarefa aparentemente fácil, o difícil, segundo ela, é consolidá-lo, tendo em vista que sempre haverá novos desafios, inovações, busca por novos atrativos. “O poder público, aliado ao privado, tem a tarefa de buscar as melhores alternativas para o fortalecimento do projeto”, disse.

Van turística - Sobre a van da PBTur, Ruth Avelino disse que essa ação de marketing tem sido uma prioridade da estatal, tendo em vista os resultados. A presença da van em locais de maior fluxo de turistas tem sido uma constante, não apenas na Paraíba, mas em cidades do Nordeste, como Recife, que sediou recentemente jogos da Copa das Confederações. “Esse contato direto com as pessoas têm surtido efeitos positivos, pois a maioria tem procurado mais informações sobre os roteiros que podem ser feitos no Estado”, enfatiza a executiva. Esse trabalho será realizado durante todos os finais de semanas, também, nas cidades que integram a Rota Cultural.