João Pessoa
Feed de Notícias

PBtur divulga roteiros da Paraíba em São Paulo

quinta-feira, 24 de março de 2011 - 18:19 - Fotos: 
Os roteiros da Paraíba estão sendo divulgados pela PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), em parceria com a Secretaria de Turismo de João Pessoa e representantes da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira. Em menos de duas horas, mais de 150 agentes de viagens já haviam passado pelo estande paraibano no Encontro Comercial Braztoa, em São Paulo, recebendo material de divulgação, nesta quinta-feira (24). Os agentes de viagens do Chile – da Santiago Vision Tour Experiences – Júlio Cadiz e Vanessa Ortiz ficaram encantados com o potencial turístico da Paraíba.
 
Para o diretor de Marketing de PBTur, Temistocles Cabral, a participação da Paraíba na Braztoa amplia o processo de divulgação dos roteiros locais em um mercado que têm correspondido nos últimos anos. Pesquisa sobre o perfil do turista que visita João Pessoa realizada pela Secretaria de Turismo, aponta que São Paulo é o principal mercado emissor de turistas para a capital paraibana. “A Braztoa é um grande evento para ampliar a promoção da Paraíba como um destino em crescimento”, disse o executivo.
 
O Encontro Comercial está sendo realizado até esta sexta-feira (25). Estimativas dos organizadores são de que mais de 5 mil profissionais entre operadores e agentes de viagens devam passar pelos corredores onde estão instalados os estandes das empresas e secretarias de turismo de todo o País. Na abertura da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o presidente da instituição, José Eduardo Barbosa, destacou o crescimento da venda de pacotes turísticos nos dois primeiros meses do ano – elevação de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
O Nordeste, segundo o executivo paulista, teve grande peso nesses números, em especial, pela descoberta de novos destinos para os turistas do Estado de São Paulo. A ascensão da classe C brasileira tem sido também um fator importante, a partir do momento em que parte dela tem trocado o ônibus pelo avião. Ele disse que os dados de vendas de pacotes no verão foram positivos, com alta superior a 10% em comparação com o verão passado. A Braztoa conta com 84 empresas associadas, o que representa 85% dos pacotes vendidos no País; 18% dos bilhetes aéreos comercializados e 7 mil empregos diretos.
 
A região Nordeste tem sido o destino mais vendido e procurado pelos agentes de viagens de todo o Brasil, em especial São Paulo, e essa tendência deve aumentar com o advento da Copa do Mundo de 2014 – que terá quatro capitais da região como sede de jogos -, e, acima de tudo, com a liberação de novos voos a partir dos Estados Unidos e a Comunidade Europeia, a partir do segundo semestre deste ano.
 
De acordo com o representante do ministro do Turismo na Braztoa, Colbert Martins, o Governo Federal está lançando um programa “Céu Aberto” – nome em português – que abrirá o mercado da aviação comercial brasileira para qualquer companhia aérea do mundo que queria operacionalizar voos para os destinos nacionais. A partir da assinatura de contratos com os Estados Unidos e a Comunidade Europeia, as companhias estarão se habilitando para escolher o destino mais rentável para elas, sem a necessidade da atual burocracia.