João Pessoa
Feed de Notícias

PBTur apresenta programação junina e reúne turistas na orla de João Pessoa

quinta-feira, 4 de junho de 2015 - 13:46 - Fotos:  Secom-PB

Centenas de pessoas acompanharam o lançamento da programação junina das principais festas da Paraíba na noite dessa quarta-feira (3), no Centro Turístico de Tambaú, na orla de João Pessoa. O evento foi uma promoção do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com o Sebrae Paraíba e a Fecomércio.

“As festas juninas são um produto turístico que movimenta o setor nos segmentos da hotelaria, bares e restaurantes e transporte de vans”, afirmou a presidente da  PBTur, Ruth Avelino, durante a abertura do evento.

Para ela, a principal característica das festas juninas na Paraíba é a diversidade. “Nossa intenção é reunir os operadores de turismo e de receptivos, o trade turístico e os turistas num ambiente só, para ampliar o processo de divulgação das festas, e apresentar a todos as programações de cada cidade, com as suas atrações e peculiaridades”, enfatizou a executiva.

A presidente da estatal afirmou que os festejos juninos na Paraíba incrementam em 30% o fluxo de turistas no Estado. Segundo ela, por causa da grande divulgação implementada este ano. “Desde o mês de fevereiro estamos investindo na divulgação dos festejos juninas na Paraíba. Operadoras como a CVC estão vendendo muitos pacotes para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Estamos colhendo os resultados desse trabalho de capacitação e divulgação de nossos principais produtos turísticos”, disse Ruth Avelino.

Há pelo menos quatro anos o lançamento da programação das festas juninas faz parte do calendário de eventos da Paraíba. Representantes de 12 prefeituras estiveram com suas estantes na área localizada em frente ao Centro Turístico. Paraibanos e turistas puderam degustar comidas típicas do período junino ou mesmo experimentar algumas marcas de cachaça produzida na região do Brejo paraibano.

O engenheiro civil Benedito Hilário, de São Paulo, acompanhou a apresentação de quadrilha junina da cidade de Bananeiras. Ele disse que as danças e a empolgação dos integrantes da quadrilha o deixaram animado. “São jovens que gostam de festa junina e por isso dançam com muita emoção. Isso é contagiante”, declarou.

 “A ideia do lançamento também é facilitar a interação com o público visitante, explicando de forma mais objetiva e direta o processo de criação dos eventos, suas características, as atrações e opções de hospedagem”, ressaltou a coordenadora de Eventos da PBTur, Juliana Jardim.

Participaram da abertura as prefeituras  de Solanea, Remígio, Bananeiras e Esperança, Belém, João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Lucena, Pedras de Fogo e Piancó. Além do Memorial do Maior São João do Mundo, localizado na avenida Tiradentes, em Campina Grande.