Fale Conosco

26 de dezembro de 2012

PBTur apresenta Mapa Digital dos atrativos turísticos de João Pessoa e portal em três idiomas



A Empresa Paraíbana de Turismo (PBTur) apresenta nesta quinta-feira (27) um pacote de novidades para a divulgação do Destino Paraíba por meio da Internet e nas feiras e eventos de turismo. A apresentação acontece no auditório do órgão, em Tambáu, às 10h, para representantes do trade paraibano e veículos de comunicação. Eles vão conhecer uma ferramenta virtual denominada Mapa Digital, que contém os principais atrativos turísticos de João Pessoa, desenvolvida por uma empresa especializada, seguindo orientação do corpo técnico da PBtur.

A outra novidade é que todo o conteúdo fixo do portal www.destinoparaiba.pb.gov.br passa a ser apresentado em português, espanhol e inglês. Também será apresentada a nova folheteria produzida pela PBTur para ser distribuída nos eventos de turismo no Brasil e exterior.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explicou que desde o início da atual gestão vem se buscando aprimorar e dinamizar a divulgação do Destino Paraíba. O primeiro passo ocorreu há um ano, quando foi lançado o portal www.destinoparaiba.pb.gov.br. “ Estamos sempre buscando o melhor e agora estamos disponibilizando aos turistas e internautas todo o conteúdo do nosso portal em espanhol e inglês. Estão lá os principais roteiros, destinos, nosso artesanato, meios de hospedagem e eventos”, disse.

Mapa Digital e folheteria – O turista que visitar João Pessoa vai poder acessar pelo smartphones ou tablets os principais atrativos turísticos da capital paraibana. O Mapa Digital foi desenvolvido por uma empresa pessoense, utilizando um sofware (Arcgis-sistema) de fácil visualização e manuseabilidade.

O gerente de TI da PBTur, Ary Júnior, explicou que este software é de gerenciamento e controle em geoprocessamento. Os usuários também podem ‘baixar’ o Mapa Digital por meio de QR Codes fixados no aeroporto, rodoviária, hotéis, restaurantes e outros locais. “O QR Codes é um código de barras lido pelos celulares que têm máquina fotográfica. É uma ferramenta muito utilizada em ações de marketing e um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis”, destacou.

A outra forma de acessar o Mapa Digital é pelo portal da PBTur, via fanpage (www.facebook.com/turismopbturgovpb),  com link direto para o mapa. “ A PBTur trabalha com as mídias sociais e nossa página no Facebook tem milhares de fãs. Muitos turistas buscam informações sobre o destino pela Internet”, disse.

Ao participar das feiras e eventos de turismo, a PBTur e o trade distribuem ao público em geral e profissionais do setor uma revista bílingue sobre o Destino Paraíba. A nova publicação tem 53 páginas e farta utilização de fotografias de alta definição, com textos em português, espanhol e inglês.