João Pessoa
Feed de Notícias

PBGÁS realiza trabalho de integração para segurança em obras

quarta-feira, 30 de abril de 2014 - 18:52 - Fotos: 

Com o objetivo de garantir maior segurança nos trabalhos de escavações realizados pela Energisa e a PBGÁS (Companhia Paraibana de Gás), foi realizado nesta quarta-feira (30), um evento de integração para conscientizar técnicos e operadores das duas concessionárias. O encontro, que reuniu vários profissionais no auditório da Energisa, foi o início de um programa de comunicação e cooperação mútua planejado pelas duas empresas.

A principal finalidade da integração, por parte da PBGÁS, foi apresentar aos técnicos da Energisa um conjunto de informações sobre gás natural e a presença de gasodutos em áreas também usadas pela Energisa em trabalhos de escavações para instalação de postes. “É um programa importantíssimo que estamos desenvolvendo, como já fizemos com outras concessionárias e agora com a companhia de energia elétrica”, explicou o presidente em exercício da PBGÁS, David dos Santos Mouta.

Segundo ele, a Companhia tem conseguido dialogar com as concessionárias de outros serviços para firmar parceria de ações preventivas, a fim de que todos possam ter um completo mapeamento de suas redes para que possam atuar com bastante segurança nas obras de escavações.

No evento, o Técnico de Processos Operacionais da PBGÁS, Daniel Simões Gomide, deu uma palestra sobre gás natural e orientou, para gestores e técnicos da Energisa, sobre os cuidados que se deve ter antes de qualquer escavação. “Tanto a Energisa como a PBGÁS estão em trabalho permanente de operação e manutenção em suas malhas, e às vezes pode coincidir a interferência do serviço de uma empresa numa área já ocupada pela rede da outra. Nosso objetivo é fazer essa troca de informações para garantir segurança a esses profissionais e à população”, disse ele.

A integração faz parte de uma série de encontros que a PBGÁS vem realizando com empresas concessionárias de serviços públicos, tais como Cagepa e operadoras de telefonia. Os encontros vêm sendo coordenados pela Gerência de Operação e Manutenção da distribuidora de gás, e também pela sua Assessoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.