Fale Conosco

26 de setembro de 2013

PBGás realiza integração com empresas para garantir segurança à população



Nessa sexta-feira (27), a Companhia Paraibana de Gás (PBGás) se reunirá com a Energisa, em João Pessoa, às 8h, no auditório do hotel Tambaú Flat, para um trabalho de integração sobre conhecimentos e recomendações visando à prevenção de acidentes em áreas de trabalho que sejam comuns às duas empresas.

O objetivo é garantir a segurança entre operadores de obras e evitar transtornos à população. Para isso, o encontro apresentará instruções com o tema “Escavação Segura é Responsabilidade de Todos”, o mesmo que vem sendo utilizado desde o início da integração com outras empresas.

A integração faz parte de uma série de encontros que a PBGás vem realizando com empresas concessionárias de serviços públicos, tais como Cagepa e operadoras de telefonia. “Com estes objetivos, estamos estreitando laços com outras concessionárias que trabalham em operações no subsolo, e são encontros bastante esclarecedores que têm servido para diminuir os riscos de acidente em locais de obras”, justificou o diretor-presidente da Companhia, Franklin de Araújo Neto.

Desde 2012, já foram realizados, segundo ele, três encontros de integração com a Cagepa, dois em João Pessoa e outro em Campina Grande, todos com a participação de trabalhadores que executam escavações. “Com essa ação, estamos disseminando o conhecimento acerca do gás natural e da nossa rede de distribuição, estimulando o cuidado nos serviços dessas empresas em locais onde passam gasodutos”, explicou, informando que esses eventos propostos pela PBGás vêm recebendo total acolhida das outras empresas.

Os encontros vêm sendo coordenados pela Gerência de Operação e Manutenção da distribuidora de gás, e também pela sua Assessoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. O diretor técnico comercial da PBGás, Germano Sampaio de Lucena, ressaltou que essa integração acontece de forma extremamente didática, além de preventiva. “Nossa proposta às concessionárias é uma forma de instruir aqueles operadores que trabalham com escavações próximas aos gasodutos, sobre os cuidados e recomendações a serem tomados, para a segurança deles e da população”, disse Germano.

Numa avaliação dos resultados, desde os primeiros encontros com a Cagepa e com representantes da OI Telefonia, está sendo inaugurada uma convivência tranquila e segura durante as operações entre essas concessionárias. “Estamos abrindo possibilidades de parceria na segurança da gestão dos ativos das diversas prestadoras de serviços, desde a fase de concepção de projetos de expansão, utilização do solo, até o controle dos mapas como construído”, assegurou.

Os resultados – Ao fazer uma avaliação sobre esses encontros, o gerente de Operação e Manutenção da PBGás, Ítalo Rogério Arnaud Reinaldo, disse que os resultados já são positivos. Ele citou, como exemplo, a iniciativa que a Cagepa vem tendo nas ocasiões em que vai realizar uma obra. “Depois da integração com a Cagepa, eles estão mais orientados e passaram a nos procurar com mais frequência antes das suas operações em áreas urbanas”, informou.

Ítalo disse, ainda, que atualmente a Cagepa já tem conhecimento sobre os locais de rede da PBGás, e vem adotando as práticas corretas em seus serviços de operação. “Isso é fruto desse trabalho tão importante para a nossa segurança. Os resultados vêm sendo percebidos no dia a dia, e vamos dar sequência com grande prioridade”.