Fale Conosco

8 de junho de 2012

PBGás realiza integração com Cagepa para garantir segurança em obras



Garantir a segurança entre operadores de obras e evitar transtornos à população. Com estes objetivos, a Companhia Paraibana de Gás (PBGás) vem realizando um trabalho de integração com engenheiros e técnicos da Cagepa sobre cuidados de escavações nas áreas próximas às tubulações do gás natural.

O primeiro encontro já aconteceu esta semana, em João Pessoa, e terá continuidade em outros municípios do Estado. A primeira etapa foi realizada no auditório da unidade de negócios do litoral Marés, da Cagepa, com a presença de profissionais das duas empresas.

Esse trabalho de integração foi proposto pela PBGás e teve total acolhida por parte da administração da Cagepa. Os trabalhos estão sendo realizados pela Gerência de Operação e Manutenção da distribuidora de gás, e também pela sua Assessoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

Trata-se de uma iniciativa com finalidade didática, segundo informou o diretor técnico comercial da PBGás, Germano Sampaio de Lucena. Ele ressaltou que o evento foi proposto à Cagepa como forma de instruir aqueles operadores que trabalham com escavações em rua, a fim de evitar acidentes provocados pela interferência de terceiros em áreas onde passa a rede de gás natural canalizado.

O Gerente de Operação e Manutenção da PBGás, Ítalo Rogério Arnaud Reinaldo, disse que a primeira etapa do evento já serviu para inaugurar uma convivência tranquila e segura durante as operações das duas concessionárias. “Além disso, foi possível abrir muitas possibilidades de parceria na gestão dos ativos de ambas, desde a fase de concepção de projetos de expansão, utilização do solo, até o controle dos mapas construídos”, avalia.

Na presença do Gerente Regional do Litoral da Cagepa, engenheiro Leonardo Leite Brasil Montenegro, representantes da PBGás apresentaram as instruções com o tema “Escavação Segura é Responsabilidade de Todos”. Foi quando ficou definido, pelas duas empresas, que esse trabalho se estenderá para outras turmas em datas futuras, incluindo as equipes que operam em Campina Grande.