Fale Conosco

19 de dezembro de 2013

PBGás inicia projeto para atingir excelência de gestão empresarial



A Companhia Paraibana de Gás (PBGás) deu início a uma parceria com o Programa Paraibano da Qualidade (PPQ), com o objetivo de avaliar as suas melhores práticas e atingir, até 2015, a sua excelência de gestão empresarial. Trata-se de um projeto que envolve várias etapas, incluindo a sensibilização interna, coleta e processamento de informações, apresentação do diagnóstico e planos de ação para melhorias.

Empresa que é sócia-mantenedora do PPQ, a PBGás pretende, com esse projeto, inicialmente identificar o estágio em que se encontra a sua gestão com base no Modelo da Excelência de Gestão da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Como a última avaliação aconteceu em 2009, a Companhia entende que, nos últimos quatro anos, já foram implementadas e aperfeiçoadas várias novas práticas no seu ciclo de melhorias, segundo explicou o gerente de Planejamento e Gestão da Companhia, Luiz Ricardo Stern.

Com o projeto agora iniciado, vamos identificar as melhores práticas e atualizar as informações para colocar a empresa na posição que ela realmente merece estar em seu modelo de excelência”, disse Luiz, explicando que, após a fase inicial de sensibilização interna, começa agora a fase de coleta de informações junto aos gestores para que o PPQ possa elaborar o seu diagnóstico ao final do projeto.

Diferencial – O trabalho de sensibilização aconteceu nessa última quarta-feira (18), com uma palestra do coordenador executivo do PPQ, Rafael Brito Mitzcun, que fez uma explanação para toda a diretoria e colaboradores da PBGás sobre a importância da integração de todos para que a empresa possa atingir a sua excelência.

É uma empresa que, na verdade, já se encontra com um modelo de gestão acima da média nacional”, disse Rafael, lembrando que a Companhia já possui práticas avançadas como Gestão Estratégica, Sistema Integrado de Gestão, SMS e Governança Corporativa, “o que já aponta para um bom posicionamento em futuro próximo”, disse Rafael.

Outro ponto observado pelo PPQ, segundo ele, foi a acolhida de toda a diretoria e sua presença no evento de sensibilização. “Esse é um passo muito importante, já é um diferencial em relação à maioria das organizações que assumem esse projeto. O segundo aspecto positivo foi a participação de toda a equipe e o interesse manifestado no final da nossa apresentação, com as perguntas que foram feitas para uma melhor compreensão do projeto”, disse ele.

Franklin de Araújo Neto, diretor-presidente da Companhia, disse na ocasião que a PBGás é uma empresa que já avançou bastante em suas práticas de excelência nos últimos anos. “Não tenho dúvidas que estamos acima da média de muitas organizações no Estado, pois a Companhia desenvolve ações diferenciadas e outras que estão sintonizadas com o conceito de empresa moderna, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da Paraíba com um modelo de gestão que vem se aprimorando ano após ano”, afirmou.

Ao sintetizar o objetivo geral desse programa com o PPQ, Franklin simplificou: “Pretendemos atingir o que está estabelecido na visão empresarial até final de dezembro de 2015, que é atingir sua Excelência Empresarial. O resultado, não tenho dúvidas, será extremamente favorável para a PBGás em futuro próximo”, finalizou.