João Pessoa
Feed de Notícias

PBGás e Energisa realizam encontro preventivo para realização de obras de escavação

sexta-feira, 2 de maio de 2014 - 11:18 - Fotos: 

A Companhia Paraibana de Gás (PBGás) e a Energisa participaram de um encontro entre técnicos, especialistas e operadores para garantir segurança nas obras de escavações realizadas pelas duas empresas. Na ocasião, foram partilhadas informações sobre o mapeamento das redes de distribuição de gás e energia elétrica para evitar interferência entre esses serviços. O evento aconteceu no auditório da Energisa, em João Pessoa, na quarta-feira (30), e faz parte de uma série de diálogos que a PBGás vem mantendo com concessionárias de serviços públicos.

O diretor-presidente em exercício da Companhia, David dos Santos Mouta, explicou que o evento de integração conscientiza técnicos e operadores das duas concessionárias, representando o início de um programa de comunicação e cooperação mútua. “É um programa importantíssimo que estamos desenvolvendo, como já fizemos com outras concessionárias. Agora essa integração está sendo feita com a companhia de energia elétrica”, ressaltou.

Durante o encontro desta quarta-feira, a PBGás apresentou aos técnicos da Energisa um conjunto de informações sobre gás natural. Na ocasião, foram detalhadas as localizações dos gasodutos que ficam em regiões usadas pela Energisa nos trabalhos de escavações para instalação de postes. Segundo David dos Santos Mouta, a Companhia Paraibana de Gás também tem conseguido dialogar com as concessionárias de outros serviços, tais como Cagepa e operadoras de telefonia, para firmar parceria de ações preventivas. Esses encontros são coordenador pela distribuidora de gás, por meio da Gerência de Operação e Manutenção e de sua Assessoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.

O Técnico de Processos Operacionais da PBGás, Daniel Simões Gomide, foi o palestrante desta quarta-feira. Ele falou sobre gás natural e orientou gestores e técnicos da Energisa sobre os cuidados necessários antes de fazer qualquer escavação. “Tanto a Energisa como a PBGÁS estão com um trabalho permanente de operação e manutenção em suas malhas. Às vezes pode coincidir a interferência do serviço de uma empresa numa área já ocupada pela rede da outra. Nosso objetivo é fazer essa troca de informações para garantir segurança a esses profissionais e à população”, enfatizou.